Vivaldo Costa pede providências para garantir medicamentos do coquetel usado pelos portadores do vírus da HIV e Hepatite

O pedido foi feito durante sessão ordinária nesta quarta (26) no plenário da Assembleia Legislativa — Foto: Divulgação

O deputado Vivaldo Costa (PSD) solicitou, em caráter de urgência, um entendimento com o Ministério da Saúde, pedindo providências para garantir os medicamentos que compõem o coquetel usado pelos portadores do vírus da HIV e os medicamentos para tratamento da Hepatite C. O pedido foi feito durante sessão ordinária nesta quarta-feira (26) no plenário da Assembleia Legislativa e encaminhado ao secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

Vivaldo disse estar preocupado já que, como foi noticiado pela imprensa, há cerca de vinte dias, o Rio Grande do Norte, encontra-se desabastecido dos medicamentos que compõem o coquetel usado pelos portadores do vírus da HIV, assim como, os portadores da Hepatite C, que por sua vez, é ainda mais preocupante, já estão aguardando a pouco mais de 1 ano.

“Os medicamentos que estão em falta, são de grande importância para o tratamento da doença, assim, vem preocupando a classe médica do Rio Grande do Norte, pois os medicamentos Zidovudina (AZT), Efravidenz (EFZ) e Raltegravir (RAL) são imprescindíveis para um tratamento eficaz. A falta dessas substâncias pode acarretar na interrupção do tratamento em pacientes infectados e isso pode gerar complicações gravíssimas.”, defendeu Vivaldo.

No Rio Grande do Norte, o coquetel é oferecido em treze unidades espalhadas pelo estado. A SESAP informa que entre os anos de 2014 e 2017, foi presenciado um aumento no número de casos de HIV, passando de 582 para 834. Somente no ano de 2019 já se contabiliza 237 novos casos registrados.