Memorial Itinerante guia estudantes do IFRN em caminhada histórica

O projeto é realizado pelo Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar — Foto: Fábio Cortez

Os estudantes do IFRN/Ipanguaçu terão a oportunidade de conhecer e vivenciar in loco a história e a cultura do nosso estado. É que nesta quinta-feira (27), às 10h, partindo da Praça André de Albuquerque, os alunos participarão de mais uma edição do Memorial Itinerante, projeto realizado pelo Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar (MC&LP).

A visitação ao chamado “Corredor Cultural” objetiva exercitar a memória e a identidade histórica dos estudantes, abrangendo as áreas de cidadania, educação e cultura. Segundo o curador do MC&LP, Plínio Sanderson, que também é professor, historiador, antropólogo e geógrafo, a saída da comunidade escolar do Campus e do Memorial da sua sede amplia seus raios de ações, concretizando e democratizando saberes interdisciplinares.

“Essa estratégia do Memorial revela conteúdos que remetem à nossa identidade, habilitando um canal interativo entre o saber e a realidade. Vivenciaremos no percurso do Corredor Cultural os percalços da história através dos textos impressos nas paisagens, monumentos, ruas e becos”, explica o curador do Memorial do Legislativo.

O roteiro seguirá o sítio urbano originário da cidade de Natal. Os alunos sairão do Marco Zero (Praça André de Albuquerque) e percorrerão todo o corredor do Centro Histórico, concluindo sua caminhada no Largo Dom Bosco, bairro da Ribeira.

Ainda de acordo com Plínio Sanderson, durante o trajeto os estudantes poderão vislumbrar a evolução do processo de urbanização da capital do estado. “Essa é uma prática social que oferece a experiência da inclusão e o sentimento de pertencimento, além de revelar particularidades do cenário urbanístico de nossa Terra Natal”, destaca.