Em audiência, especialistas afirmam que a Barragem de Umari não corre risco de rompimento

Proposta pela deputada estadual Isolda Dantas, audiência pública aconteceu na Câmara Municipal — Foto: Assessoria de Comunicação

Desde o começo do ano que veículos de comunicação e redes sociais divulgam informações de riscos de rompimento da Barragem de Umari, localizada no município de Upanema. Para conhecer a real situação, o assunto foi debatido nesta segunda-feira (24) durante audiência pública, proposta pela deputada Isolda Dantas (PT), na Câmara Municipal da região.

“Consideramos que é um dever do nosso mandato trazer aqui à Upanema os órgãos responsáveis pela barragem para explicar a real situação e, assim, tranquilizar e deixar a população a par de tudo”, diz Isolda.

Carlos Nobre, engenheiro agrônomo, técnico em barragem e Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (SEMAH), afirma que a barragem de Umari é segura: “A barragem é toda em cimento compactado justamente para dar maior segurança. Não há risco de rompimento”, explica.

Caramuru Paiva, diretor Geral do Instituto de Gerenciamento das Águas do RN (IGARN) afirma que o governo vem trabalhando para a segurança das barragens e que apesar de haver necessidade de uma manutenção, a situação de Umari não deve preocupar a população.

As sugestões de encaminhamento da audiência foram de solicitar a manutenção da barragem e a Construção da Lei de Segurança de Barragem em conjunto com a Frente Parlamentar das Águas.