Fortaleza vence o Botafogo-PB e é campeão do Nordeste

O gol do time comandado por Rogério Ceni foi marcado por Welington Paulista — Foto: GloboEsporte.com

O Fortaleza é o campeão da Copa do Nordeste. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor repetiu o placar nesta quarta-feira e conquistou o título diante do Botafogo-PB, fora de casa. O gol do time comandado por Rogério Ceni foi marcado por Welington Paulista.

O time treinado pelo já ídolo cearense terminou a competição como dono do melhor ataque – com 21 gols marcados -, da melhor defesa entre os times que passaram da primeira fase – apenas seis gols sofridos – e com o artilheiro da disputa – Júnior Santos, com oito gols.

Era certo que quem levasse o título nesta noite seria campeão de forma inédita. Nenhum dos times havia conseguido chegar na final da Copa do Nordeste. E não demorou para ficar claro que seria o Fortaleza a conquistar a glória.

Com apenas três minutos, a vantagem que já boa devido à vitória no primeiro jogo ficou ainda maior. Fábio Alves protegeu a bola, Lula tentou tirar, a bola bateu em Tinga e sobrou para Wellington Paulista, livre, bater de primeira e estufar a rede.

Em menor número no Almeidão, a torcida do Fortaleza foi à loucura nas arquibancadas e o Botafogo-PB, equipe que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, claramente se descontrolou com o gol sofrido.

Em toda a etapa inicial, o time da casa assustou em uma única oportunidade, aos 32 minutos. Marcos Aurélio soltou uma bomba de fora da área, mas Marcelo Boeck fez grande defesa. No trecho final do primeiro tempo, a torcida do Belo empurrou na base do grito e a equipe tentou pressionar, mas não levou perigo.

O técnico Evaristo Piza, mesmo sem alterações, melhorou o Botafogo no intervalo. Logo no primeiro minuto, após levantamento na área, Lula cabeceou e Boeck fez grande defesa. No rebote, Marcos Vinicius perdeu chance incrível de empatar. Mas a arbitragem marca impedimento desde a origem do lance.

Com nove jogados, Fábio Alvez quase igualou o marcador de cabeça, mas a bola passou rente à trave de Marcelo Boeck. Aos 25, Boeck salvou o Fortaleza de novo, em dois tempos após chute de Dico.

Marcinho ainda perdeu a oportunidade inacreditável de definir o título do Fortaleza, mas o erro do atacante não fez falta ao Leão, campeão da Copa do Nordeste 2019.

GAZETA ESPORTIVA