Vereadores oposicionistas conseguem promover correção do edital para escolha de Conselheiro Tutelar em Ouro Branco

Vereador Sérgio Carlos encabeçou o requerimento — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após requerimento dos vereadores oposicionistas, a Comissão responsável pela Eleição de escolha unificada do Conselho Tutelar corrigiu o edital pela segunda vez. No requerimento, os vereadores questionaram em quantos candidatos se poderá votar, no dia da Eleição, que ocorrerá dia 06/10/2019.

A pergunta buscou esclarecer a quantidade correta de conselheiros tutelares que o eleitor poderia votar na cédula eleitoral. No seio da população gerou-se uma discussão gigantesca e ninguém sabia responder ao certo a pergunta.

O próprio Edital, na cláusula 9.8, que foi alterada, dizia claramente que “será considerado inválido o voto manual cuja cédula contenha mais de 01 (um) candidato assinalado”. No entanto, a própria Comissão sustentava que era permitido votar em cinco candidatos, na cédula!

Os vereadores observaram que o Edital de Ouro Branco parecia ter sido copiado de um edital de outra cidade, o que resultou nessas incertezas.

Com o requerimento apresentado pelos vereadores, a Comissão teve que alterar o Edital pela segunda vez, e agora é permitido, de verdade, votar em três candidatos ao Conselho Tutelar de Ouro Branco.

Se os vereadores do grupo oposicionista à gestão de Fátima Silva não tivessem atentado para a ocorrência, a eleição poderia ter sido até mesmo anulada. A permanência de lacunas no edital abriria, inclusive, margem para manobras políticas.