Francisco do PT garante apoio da Frente Parlamentar das Águas para a recuperação da Passagem das Traíras

A reunião contou com a participação de várias autoridades no tema — Foto: Divulgação

O deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas do RN, cumpriu uma grande agenda, na última sexta-feira (10), em Caicó, começando com um debate sobre a situação da Barragem Passagem das Traíras, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu.

A reunião contou com a participação de várias autoridades no tema, a exemplo do secretário de Recursos Hídricos do RN, João Maria, do presidente da Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Caramuru Paiva e do Superintendente de Fiscalização da Agência Nacional das Águas (ANA), Alan Vaz, além de prefeitos e vereadores, para tratar sobre a infraestrutura do reservatório, que está em situação precária.

Um diagnóstico feito por uma empresa contratada pelo Governo do Estado identificou que o reservatório, construído em 1994, com capacidade para armazenar 48 milhões de metros cúbicos, sofre um grande risco de rompimento, caso haja acúmulo de água, por causa de vários anos sem manutenção. Por causa disso, a barragem, que compreende os municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó, terá que ser esvaziada, até que seja feito o serviço de recuperação.

O deputado Francisco disse que, como presidente da Frente Parlamentar das Águas, não medirá esforços na busca por recursos para a realização da obra. “Vamos levar esse assunto aonde tivermos que levar. Vamos mobilizar a frente parlamentar para fazer esse debate não apenas com o Governo do Estado, mas também junto à bancada federal, para que possamos buscar meios de realizar a recuperação dessa barragem, tão importante para o nosso Seridó”, afirmou o deputado Francisco.

O presidente da CBH-PPA, Procópio Lucena, disse que o apoio do deputado Francisco é importantíssimo, para que as providências necessárias sejam tomadas. “A nossa esperança é que o deputado Francisco, enquanto representante da frente, possa sair daqui levando essa cobrança junto ao estado e também nacionalmente, para que as providências sejam tomadas imediatamente”, disse Procópio.

A reunião contou com a participação de várias autoridades no tema — Foto: Divulgação