Fátima Bezerra solicita R$ 30 milhões do Governo Federal para recuperação da Barragem Passagem das Traíras

Reunião púbica no Centro Pastoral Dom Wagner promovida pelo CBH PPA em Caicó — Foto: Divulgação

Os resultados dos estudos contratados pelo Governo do Estado para diagnosticar e avaliar as condições da Barragem Passagem das Traíras, localizada no limite dos municípios de: São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó foram apresentados, nesta sexta-feira (10), em Caicó, durante reunião púbica no Centro Pastoral Dom Wagner.

O evento foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA e contou com presença do secretário da SEMARH João Maria Cavalcanti, do adjunto, Carlos Nobre, dos Deputados Francisco do PT e Vivaldo Costa, do superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Águas (ANA), Alan Vaz, e Presidente do CBH Piancó/Piranhas-Açu, Paulo Varela.

Na ocasião, Pedro Molinas, engenheiro da empresa responsável pelos estudos, a Acqualtool, traçou um panorama da atual situação do empreendimento e listou uma série de recomendações técnicas. De acordo com os estudos, os fatores de segurança do reservatório não são compatíveis com a atual legislação. “A estrutura da parede é instável e sua drenagem interna está deficitária para suportar uma cheia semelhante à de 2004”, destaca Molinas.

O secretário João Maria Cavalcanti ressalta que a Governadora Fátima Bezerra já enviou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Defesa Civil Nacional solicitando recursos na ordem de R$ 30 milhões para iniciar as intervenções. “Recuperação de barragens é uma prioridade dessa gestão, estamos trabalhando com esforço pra atender as demandas da ANA e se enquadrar no padrão da lei federal”, frisou João Maria.

Também participaram da reunião a Defesa Civil Estadual, IGARN, DNOCS, Ministério Público, Sociedade Civil organizada, CREA e prefeitos. O presidente da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, José da Noite representou os demais vereadores da região na mesa de autoridades.