Vivaldo Costa pede inclusão de Caicó e outras cidades no Geoparque Seridó

Potencial turístico do Seridó tem sido fortalecido através de um amplo debate — Foto: Divulgação/Assessoria

A região Seridó possui um dos mais importantes patrimônios geológicos do Nordeste, com rica geodiversidade, paisagens exuberantes, áreas de serras e vales, registros da presença do homem e de animais pré-históricos, além de valores culturais consolidados. O potencial turístico do Seridó tem sido fortalecido através de um debate amplo fomentado pelo Projeto Geoparque Seridó.

O deputado Vivaldo Costa (PSD) deu entrada na Assembleia Legislativa com um requerimento, nesta terça-feira (7), onde solicita do aprimoramento e inserção do município de Caicó e demais cidades que não foram contempladas dentro do projeto. O parlamentar lembrou da importância da ação e todo trabalho que o professor da UFRN Marcos Nascimento, tem feito.

Vivaldo lembrou que Caicó é um dos principais destinos turísticos e tem seu destaque na religiosidade e culinária, além de lindas paisagens. “Em Caicó, rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos como requisitos para inclusão no Geoparque Seridó”. Lembrou ainda que na cultura caicoense, destaca-se a irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.

Em um geoparque se integram locais de interesse geológico de especial valor científico, mas também educativo e turístico, conhecidos como geossítios. O Geoparque Seridó é composto pelos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos e Parelhas.