Sessão solene celebra 15 anos de associação de doadores de sangue

Solenidade que homenageou a entidade foi proposta pelo deputado Kelps Lima — Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa comemorou os 15 anos de fundação da Associação dos Doadores de Sangue (ADOSAN) em sessão solene na manhã desta quinta-feira (2). O trabalho de alguns colaboradores foi reconhecido durante a solenidade que homenageou a entidade mantida por moradores do bairro Bom Pastor, em Natal, e que se dedica a promover ações voltadas a salvar vidas foi proposta pelo deputado Kelps Lima (SDD).

“É importante que o Rio Grande do Norte e o Brasil saibam que existem pessoas tão generosas na nossa sociedade, pessoas que se preocupam com a dor de quem não é parente, amigo íntimo e doa anonimamente. Única e exclusivamente para fazer o bem sem interesse”, afirmou Kelps Lima. De acordo com o deputado Kelps Lima, a ADOSAN é uma entidade filantrópica que não possui sede própria, funciona no bairro do Bom pastor, em Natal, atendendo às regiões metropolitanas.

O presidente da ADOSAN, Paulo Luiz de Lima Neris, que detém o título de maior doador de sangue do Brasil (com mais de 269 doações registradas), destacou a importância do ato. “O sangue é a única coisa no mundo que não se faz em laboratório. Existe um dado que pelo menos 1 em cada 3 pessoas vai precisar de uma transfusão de sangue uma vez na vida, por isso a importância”, disse.

Em campanha recente, a Assembleia promoveu ação educativa e solidária com o Hemonorte para estimular a doação de sangue. A campanha estabeleceu um recorde de doação na unidade móvel da instituição e adesão impactante pelas redes sociais. A Adosan vive de doações, e enfrenta dificuldades diversas especialmente de um transporte, visto que, muitas vezes, encontra doadores em bairros distantes sem condições financeiras de locomoção até o local das doações.

A associação também necessita de apoio para a aquisição de um computador moderno, material de expediente e publicidade para dar visibilidade às campanhas de doação de sangue e medula óssea e assim ampliar o número de doações e de vidas salvas em nosso estado. As despesas com telefone, material de expediente, dentre outras, são feitas pelo fundador, Paulo Neris, que também distribui camisetas aos doadores de sangue para estimular e multiplicar as ações no sentido de promover solidariedade.

Solenidade que homenageou a entidade foi proposta pelo deputado Kelps Lima — Foto: Eduardo Maia

Homenageados
Paulo Luiz de Lima Neris
Maely Suzana Soares Lima e Silva
Francisco Canindé Pequeno
Maria Goretti de Lima Neris

Certificados
Almir César Costa de Oliveira; Bernibal Pedro de Lima Silva; Bitencourtt Pedro de Lima Silva; Cesar Augusto de Souza; Clébia Adriana de Souza; Demétrio Xavier Neto; Diego Hallisson Alves de Oliveira; Elenildo de Lima da Silva; Eliciana Silva de Aguiar Santos; Euderley Soares de Santana; Francisco Paulino da Silva; Gerson Farias da Rocha Filho; João Maria da Silva Câmara; José Fabiano Costa Lima; José Lima de Azevedo; Leonete Roseno do Nascimento; Liliane Lira Raposo; Márcio Dantas Nepomuceno; Marconi Ribeiro do Nascimento; Maria Auxiliadora Siqueira Martins; Maria Francineide Rocha da Silva; Marcos Felipe Ferreira Cavalcanti; Marta Vicente de Medeiros; Maxwuel da Silva Barbalho; Paulo Ricardo Lima dos Santos; Paulo Victor dos Santos Oliveira; Regilane de Paiva Xavier; Roniele dos Santos; Rosangela Maria de Souza Silva; Valdiran Oliveira Silva; Walter de Paiva Barreto.