Alunos do CDF participam do Memorial Itinerante na Assembleia Legislativa

Projeto se propõe a aproximar cada vez mais o Legislativo do RN dos potiguares — Foto: João Gilberto

As adolescentes Ester Cristina, 15, e Ana Beatriz, 16, alunas do primeiro ano do ensino médio, estiveram pela primeira vez na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Elas integravam um grupo de 80 estudantes do colégio CDF que participaram, nesta segunda-feira (29), do projeto Memorial Itinerante, realizado pelo Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar.

Como o próprio nome revela, o projeto se propõe a aproximar cada vez mais o Legislativo do RN dos potiguares. Já foi levado a outros municípios, como Lagoa Nova e Extremoz, além de espaços de grande circulação, como shoppings centers, e pela primeira vez a versão do Memorial Itinerante aconteceu na própria sede.

O jornalista Aluísio Lacerda, chefe da divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, afirmou na abertura do evento que a Casa está sempre de portas abertas para todos os estudantes. “Estamos à disposição de todos vocês, das redes pública e privada de ensino”, disse.

Na pauta desta segunda-feira (29) teve palestra do antropólogo Plínio Sanderson, com o tema “Tupi or not tupi – A realidade indígena que nos deu a identidade potiguar”. Antes da abordagem do tema principal, o antropólogo discorreu sobre o sistema de governo, a separação dos poderes, bem como o próprio funcionamento do Poder Legislativo.

No plenário Cortez Pereira, os alunos acompanhavam atentos a explanação. “É uma ideia bacana, onde podemos expandir nossos conhecimentos”, disse Ester Cristina. Para Ana Beatriz, foi uma oportunidade para aprender mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo.