Em formatura de curso de sargentos, Fátima garante reforço ao “Mossoró Cidade Junina”

Governadora Fátima Bezerra destacou os avanços da segurança no Estado — Foto: Elisa Elsie

Dando continuidade à formatura do curso de sargentos 2018.3, o Governo do Rio Grande do Norte certificou mais 67 policiais militares de Mossoró e região. A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Teatro Dix-huit Rosado.

Após o descerramento da placa da turma “Cabo José Willians da Silva”, a governadora Fátima Bezerra destacou os avanços da segurança no Estado e afirmou que conforme a oferta de vagas, os concluintes do curso serão promovidos. “O empenho de vocês tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo no Rio Grande do Norte, que é o da seriedade, foco e transparência”, enfatizou.

Além disso, Fátima assegurou o reforço na segurança para o Mossoró Cidade Junina e conclamou o diálogo junto aos prefeitos, os poderes, órgãos e empresários para iniciar no mês de maio a agenda do plano estadual de segurança pública. “Para executarmos nossas estratégias precisamos de recursos, sobretudo diante da crise financeira fiscal do Estado. Só unindo esforços conseguiremos avançar”, acrescentou.

Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo, destacou o interesse e empenho dos formandos em retornar aos bancos de sala de aula. “O curso foi uma demanda dos próprios policiais da área”, disse.

O formando Francisco Geilson do Carmo há anos esperava pela oportunidade de fazer o curso para enfim estar pronto para uma promoção: “Agradeço ao Governo que veio para nos dar essa formação para que a gente chegue às promoções”. O curso de Formação de Sargentos teve duração de quatro meses totalizando 720 horas/aulas, com disciplinas de tiro policial, gerenciamento de crises, abordagem policial, capacitação em policiamento comunitário e direitos humanos. Os policiais receberam seus distintivos e certificados de conclusão do curso que os habilitam à promoção na carreira militar.

Também participaram da solenidade o secretário estadual de Segurança, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, os deputados Isolda Dantas e Coronel Azevedo, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, autoridades das polícias civis e militares, prefeitos e vereadores da região, além de gestores de órgãos, instituições, secretarias municipais e estaduais e lideranças locais.

Governadora Fátima Bezerra destacou os avanços da segurança no Estado — Foto: Elisa Elsie

Ações de Governo

Na ocasião Fátima também destacou a luta pela construção do canal Apodi-Mossoró e a retomada de investimentos para o município, como a Itagrés Nordeste que retomará em breve suas atividades na região gerando cerca de 500 empregos.

Na área de Segurança, boas notícias virão a partir de convênio entre o Governo do RN e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no valor de R$ 80 milhões, para investimento na Segurança Pública do estado. Os recursos virão à medida que forem sendo adquirindo equipamentos para o setor, que estão em fase de licitação. Servirão para a modernização dos equipamentos e sistemas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e do Centro de Inteligência da Sesed.

Em recente reunião em Mossoró, com vereadores e empresários, Fátima garantiu reforço no policiamento na BR-304, no trecho entre Mossoró e a divisa com o Ceará. Em Brasília, a governadora defendeu, ainda a reabertura do posto da Polícia Rodoviária Federal.