Três dias após transplante, Brunninha não resiste e morre no Recife (PE)

Brunna Lopes Barbosa, de 7 anos, a Brunninha — Foto: © Reprodução/Instagram

A menina Brunna Lopes Barbosa, de 7 anos, a Brunninha, morreu na noite deste domingo, dia 7, em Recife. Ela estava internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), órgão que se prontificou para recebê-la após mobilização nas redes sociais em prol da jovem. A informação foi confirmada pela TRIBUNA DO NORTE com a instituição.

De acordo com o Dr. Fernando Figueira, chefe de cirurgia cardíaca do IMIP, a instituição divulgará um laudo “da forma mais abrangente possível” sobre as causas da morte nesta segunda-feira, dia 8, pela manhã, mas salientou que o estado de Brunninha desde quando chegou, até após o transplante era muito grave e que foi preciso, inclusive, ligá-la novamente a um coração artificial após o procedimento cirúrgico a qual foi submetida na quinta-feira.

O caso

Brunninha sofria com um problema congênito chamado “transposição das grandes artérias”, que acontece quando o paciente nasce com uma inversão das ligações da aorta e artéria pulmonar com o coração. Tal patologia faz com que o sangue pobre em oxigênio não circule para o caminho convencional, que seria os pulmões. Mesmo após duas cirurgias, o transplante feito na última quinta-feira foi tido como a única solução.

O drama de Brunninha foi conhecido através de mobilização nas redes sociais. A partir disso, uma vaga no IMIP foi disponibilizada e uma UTI Móvel foi cedida para transportá-la até a capital pernambucana.

Por lá, Brunninha passou por um transplante na madrugada da última quinta-feira, dia 4, já na IMIP. Desde então, estava na UTI em estado “muito grave”, até este domingo, quando não resistiu.

Do portal Tribuna do Norte