Depois de “jejum” de 45 dias, porto de Natal retoma exportações para Europa

Marfret Guyane atraca nesta sábado no porto de Natal — Foto: Frank Katzer/Marine Traffic.com

Marcelo Hollanda — Depois de 45 dias sem escalas pelo Porto de Natal, uma retaliação da empresa CMA/CGM pela apreensão de drogas em dois contêineres que sairiam com fruta para a Europa, recomeçam nesta segunda, 8, as exportações pelo porto de Natal.

O Marfret Guyane, de bandeira francesa, que presta serviços à CMA/CGM, atraca neste sábado com previsão para deixar o terminal já na segunda com uma carga de 120 containers de frutas e outros 120 contendo carga seca.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores do porto de Natal, Lenilto Caldas, que comemorou o fim do jejum de 45 dias, todo o quadro de trabalhadores do porto estará na operação, algo em torno de 300, entre estivas, arrumadores e conferentes.

Com mais de 17 mil toneladas brutas e entregue ao serviço em 2007, o Marfret Guyane com os seus 170 metros de cumprimento foi comemorado pelos trabalhadores, que aguardam agora com mais otimismo, a retomada a safra de frutas, em agosto.

Recentemente, em carta endereçada ao Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Almirante Öberg, a CMA/CGM comunicou a retomada de operações no Porto de Natal.

Um dos condicionantes para retomada é que o terminal recupere sua certificação internacional de segurança e coloque em funcionamento um scanner para a inspeção de contêineres, especialmente os refrigerados, que transportam mercadoria perecível, como frutas.

A CMA/CGM é empresa francesa de transporte marítimo e conteinerização sediada em Marselha. Ela foi fundada em 1996 a partir da fusão da Compagnie Maritime d’Affrètement com a Compagnie Générale Maritime. É a quarta maior empresa mundial de seu ramo, navegando por mais de duzentas rotas entre 420 portos em 150 países, entre eles, o de Natal.