DNIT espera iniciar até julho a licitação para restaurar a Ponte de Igapó

DNIT frustra o prazo inicial para o serviço, que estava previsto para este mês — Foto: José Aldenir / Agora RN

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) espera deflagrar a licitação para a reforma da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, até o mês julho. O órgão federal ainda realiza estudos para definir o valor total da obra estruturante.

No último dia 8 de março, o órgão publicou declaração de situação de emergência para a ponte. Estudos apontavam o comprometimento estrutural de pilares e vigas da estrutura. Foram notificados problemas em pelo menos 11 pilares do lado direito do acesso entre os bairros das zonas Leste e Norte de Natal.

Apesar da situação de emergência, o tráfego sobre a ponte não foi alterado. Com a data firmada da restauração para o fim do semestre, o DNIT frustra o prazo inicial para o serviço, que estava previsto para este mês.

De acordo com o DNIT, através da assessoria de imprensa, a elaboração do orçamento ainda não está concluída, pois os trabalhos de recuperação de elementos estruturais da ponte estão em planejamento.

Contudo, ainda de acordo com o Órgão, não haverá a necessidade de interdição do tráfego. O DNIT planeja adotar uma plataforma suspensa na estrutura da ponte para a acessibilidade dos operários às partes que serão recuperadas.

A Ponte de Igapó tem 606 metros de extensão e 12 metros e meio de largura. Por dia, a estrutura receber mais de 80 mil veículos. No entanto, desde que foi construída, em meados da década de 1970, a última manutenção foi realizada em 1990.

Com relação ao outro acesso aos bairros da zona Norte de Natal, a Secretaria do Estado da Infraestrutura (SIN) iniciou este mês o levantamento de necessidades para realização da manutenção da Ponte Newton Navarro. A análise vai delimitar os custos para a realização do serviço.

De acordo com a Infraestrutura, a quantificação de custos vai permitir a busca da fonte de recursos financeiros.

A Secretaria de Infraestrutura também está realizando obras nos acessos à ponte. O órgão iniciou a construção de uma rotatória localizada na interseção das avenidas Itapetinga e Rio Doce, que corresponde a uma parcela do projeto Pró-transporte. O custo do serviço está estimado em R$ 750 mil.