Volume de chuvas em fevereiro ficou 31% acima da média no RN, diz EMPARN

Órgão observou, em fevereiro, uma melhor distribuição espacial e temporal das chuvas em relação a janeiro — Foto: José Aldenir / Agora RN

As chuvas ocorridas em fevereiro de 2019 no Rio Grande do Norte foram 31% acima da média prevista, segundo relatório publicado nesta sexta-feira, 15, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).

De acordo com o órgão, a intensidade das precipitações foi justificada com a atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A EMPARN observou, em fevereiro, uma melhor distribuição espacial e temporal das chuvas em relação ao mês anterior, quando ficou constatada a falta de precipitações nas regiões Leste e Agreste do Rio Grande do Norte.

Os maiores índices pluviométricos médios, em fevereiro, foram observados na região Agreste, seguido pelo litoral Leste. Somente um pequeno desvio percentual negativo médio foi observado na mesorregião Oeste, mas muito próximo da normalidade.

No geral, quando se resume o Estado como um todo, o desvio percentual ficou em 31,8% acima da chuva esperada para o mês.