Em protestos, venezuelanos exigem abertura das fronteiras com Brasil e Colômbia

Caminhão que transportava ajuda humanitária para a Venezuela foi incendiado em Cúcuta — Foto: Marco Bello/Reuters

Do G1 – Marcado por protestos e expectativa para o recebimento de doações de alimentos e medicamentos do exterior, o dia “D” da oposição ao regime Nicolás Maduro, registrou diversos confrontos neste sábado (23).

Na fronteira com a Colômbia, uma carreta com ajuda comunitária foi saqueada e incendiada durante o confronto entre oposição e integrantes das forças de segurança venezuelanas, de acordo com informações da agência Reuters.

Em meio ao protesto, também na área de fronteira com a Colômbia, venezuelanos atiraram pedras contra os policiais, que revidaram com gás lacrimogêneo. Ônibus e roupas foram queimados nos protestos.

Treze pessoas ficaram feridas. De acordo com a agência Reuters, três soldados venezuelanos desertaram dos postos na fronteira.

Após confrontos com as forças de segurança da Venezuela, manifestantes tentam recuperar a carga do caminhão incendiado — Foto: Marco Bello/Reuters

As manifestações ocorrem após o fechamento das fronteiras da Venezuela com Brasil e Colômbia por ordem do presidente Nicolás Maduro.

Os protestos reivindicam que o governo de Caracas autorize o ingresso de caminhões com ajuda humanitária para atender cidadãos venezuelanos afetados pela crise econômica e política do país sul-americano.