Inovações em Tecnologia da Saúde são foco de palestras promovidas pelo PSL

Presidente do PSL/RN garante que o partido busca apresentar soluções para problemas que possam transformar a humanidade — Foto: Divulgação

A Ciência Humanitária foi o principal assunto discutido em mais uma edição do PSL Day, realizado neste domingo (17), na sede do Partido Social Liberal (PSL), em Natal. Com ênfase nas inovações tecnológicas para o benefício da sociedade, o diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Professor Dr. Ricardo Valentim, abordou a necessidade de investimento em tecnologia. Durante o encontro, que contou com a presença do deputado federal General Girão, o presidente estadual do PSL, Coronel Hélio Oliveira, prestou contas aos presentes sobre o trabalhando que vem sendo desenvolvido pelo partido, principalmente, no interior do Estado, com as inaugurações das Comissões Provisórias.

Após apresentar um panorama geral sobre as ações do LAIS, enfocando na tecnologia relacionada à saúde, Ricardo Valentim explicou que várias ações podem ser desenvolvidas para que o Brasil se torne um protagonista da Ciência. “É preciso inserir na agenda política da Presidência da República, a ciência, a inovação, a tecnologia e a comunicação como um instrumento estratégico para o desenvolvimento do Brasil, olhando o país a médio e longo prazo. A ciência é, com certeza, o maior instrumento de desenvolvimento social de um país, tanto que quando a gente pensa em PIB, o investimento na ciência pesa para aumentar a questão do PIB do país e este é um indicador mundial. Todos os países que se desenvolveram economicamente nas últimas décadas priorizaram a ciência e a tecnologia vinculada à educação”, afirma o diretor do LAIS.

Na ocasião, o deputado federal General Girão, um entusiasta do trabalho desenvolvido pelo LAIS, afirmou que ele e demais representantes do PSL/RN conheceram o Laboratório e, impressionados com os resultados apresentados, levaram as informações ao Governo Bolsonaro ainda durante a transição. Técnicos do Ministério da Saúde vieram conhecer o LAIS e, agora, a intenção é apresentá-lo ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes para que ele visite e conhece o Laboratório.

“O LAIS é a cereja do bolo chamado Rio Grande do Norte. Agora, nós queremos mostrar ao Governo Bolsonaro já efetivado, que nós temos exemplos de desenvolvimento tecnológico dentro da comunidade acadêmica. Este exemplo do LAIS precisa ser levado para demais estruturas acadêmicas do Brasil para que eles também possam desenvolver tecnologia voltada para a sociedade. A gente quer, com isso, aproximar a universidade da necessidade da sociedade. Se nós passamos alguns anos sem dar atenção ao desenvolvimento tecnológico, agora está mais do que nada hora de fazer isso”, pontuou Girão.

O presidente estadual do PSL/RN garante que o partido busca apresentar soluções para problemas que possam transformar a humanidade. “Neste PSL Day, nós fomos agraciados com o brilhantismo do Professor Dr. Ricardo Valentim, que falou sobre o LAIS, Laboratório que considero uma ilha de excelência no nosso Rio Grande do Norte. Quem assistiu a esta palestra saiu com a certeza de que o PSL não é só um partido que vai falar de política. Nós estamos buscando soluções para problemas em prol da sociedade como um todo. O PSL é um partido que pensa além do seu tempo porque o Brasil tem pressa e nós acreditamos que é possível ajudar a humanidade através da ciência”, afirmou Coronel Hélio Oliveira.

“Enquanto o PSL quer desenvolvimento para o RN, os demais partidos se preocupam com negociações políticas para 2020”, diz Girão

Durante o PSL Day, o deputado federal General Girão frisou que o evento significa uma prestação de contas do trabalho do partido nos primeiros dias de governo, algo que não é feito pelos demais partidos. “Quantos partidos políticos estão dando satisfação aos seus filiados e a sociedade em geral do que está fazendo em 45 dias de trabalho? Tem algum outro partido fazendo isso? Não. Enquanto o PSL está preocupado em criar condições de desenvolvimento para o estado do Rio Grande do Norte, os partidos estão preocupados em fazer negociações político-partidárias para a eleição de prefeito e vereadores em 2020. Quem está certo? A sociedade vai responder”, concluiu.