Voluntários, bombeiros civis do RN seguem para Brumadinho

Voluntários, bombeiros civis do RN vão seguir para Brumadinho, MG, com duas viaturas e uma ambulância — Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca

Do G1 RN — Um grupo de bombeiros civis voluntários formado por potiguares e um cearense seguirá viagem nesta quinta-feira (31) para Minas Gerais, com objetivo de ajudar as vítimas da tragédia em Brumadinho. Parte do grupo vai sair de Mossoró no início da noite e encontrar o restante da equipe em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, para percorrer 2.300 quilômetros de estrada.

A missão envolve 11 voluntários, todos bombeiros civis com experiência. Eles vão pegar estrada em duas viaturas e uma ambulância, levando esquipamentos que podem ajudar no trabalho de resgate, além de comida e água.

Grupo de bombeiros civis do RN se prepara para seguir para Brumadinho — Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca

Contando com as paradas para descanso, a equipe calcula que vai chegar a Brumadinho no domingo, quando já será encaminhada para os locais de resgate. A previsão inicial é de que eles passarão sete dias na região.

Segundo o bombeiro civil Álvaro Magalhães, a iniciativa surgiu depois que ele entrou em contato com colegas de Minas Gerais, que estão atuando como voluntários nas buscas desde o início da operação em Brumadinho.

“Eles falaram que a situação lá era muito grave e nos prontificamos a ir para ajudar de qualquer forma. Pode ser mesmo lavando uma louça, uma roupa, até entrar nas áreas ‘mornas’ e ‘quentes’ (áreas de busca de sobrevivente), se tivermos autorização, porque todos temos formação na área”, explica.

De acordo com ele, o grupo é composto por profissionais com formação em defesa civil, curso de resgate em área de ribanceira, desastres, entre outros. Os voluntários está contando com ajuda de pessoas que contribuem com os gastos, como combustível e mantimento da equipe.

Microempreendedor, Álvaro vai deixar os negócios por alguns dias para desempenhar o papel voluntário. Outros colegas na mesma missão pediram dispensa no trabalho para seguir a Minas Gerais. “Queremos pelo menos ter a sensação de que fizemos algo. E com certeza vamos voltar de lá com uma bagagem de aprendizado e experiência. Espero que isso não aconteça novamente, mas estaremos preparados”, pontua.