Artista santacruzense inaugura mostra de arte no Memorial do Legislativo

A intenção é preservar os valores potiguares (Foto: João Gilberto)

A “Mostra de Arte e Cultura no Memorial” (MA&CM) foi inaugurada nesta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa, com uma performance do artista plástico Francisco Eduardo. O novo espaço integra a Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar com planejamento de trazer as obras de um talento potiguar por mês. A intenção é preservar os valores potiguares, num processo de construção da cidadania e identidade norte-riograndenses.

“A atual gestão está valorizando o Memorial como espaço de importância significativa para a cultura e força legislativa do RN. Aqui, temos a história legislativa registrada a partir de 1835 e hoje o Memorial ocupa um espaço muito importante não só na Assembleia, mas nas escolas e outros poderes estaduais e municipais graças a ação dos servidores”, destacou a diretora administrativa e financeira da Assembleia, Dulcinéa Brandão, durante abertura da MA&CM.

Para o curador do Memorial, Plínio Sanderson, que também é historiador, antropólogo e professor, essa ampliação do setor tem muito a acrescentar à população do Rio Grande do Norte. “Nessa época de recursos parcos é importante reinventar espaços. Foi o que fizemos aqui e com isso conseguimos ampliar nosso raio de ação”, disse.

Natural de Santa Cruz (RN), Francisco Eduardo é o artista estreante nesse novo espaço. “É uma honra inaugurar a galeria. Não tenho nem muito a acrescentar”, disse. A curadoria das telas exibidas foi feita por Plínio Sanderson e resume o estilo do artista. “Trouxe telas com paisagens de Natal e o cotidiano da Cidade. Coisas que já costumo fazer”, explicou Francisco Eduardo.

A intenção é preservar os valores potiguares (Foto: João Gilberto)

Novo conceito

Desde maio deste ano o antigo Memorial do Legislativo Potiguar passou a se chamar “Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar”. A mudança fez parte da renovação que vem ocorrendo na sua proposta e identidade visual, com novas ações sociais e histórico-culturais, além de cartazes, banners e cavaletes de exposição. Foi também dessa nova fase que nasceu o espaço “Mostra de Arte e Cultura no Memorial”.

Além disso, o projeto “Memorial Itinerante” também veio compor essa renovação. Com os temas Artes Plásticas, Meio Ambiente, Cultura Popular, Segunda Guerra Mundial, Música Potiguar Brasileira etc, o Memorial se desloca até escolas, institutos federais de educação e universidades, promovendo palestras e levando a memória e o sentimento de pertencimento ao cidadão norte-riograndense.