Tomba Farias chama atenção para o corte de subsídio e elevação do preço do milho

Deputado estadual Tomba Farias (PSDB) - Foto: Eduardo Maia

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) chamou atenção durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), para o corte de subsídio e elevação do preço do milho. O parlamentar destacou que o fim da subvenção do milho está em vigor desde a publicação de decreto pelo Ministério da Agricultura, no dia 31 de outubro.

“Os pequenos pecuaristas nordestinos devem sofrer nos próximos meses o impacto do fim da política que permitia a esses mesmos produtores terem acesso aos estoques de milho do Governo a preços compatíveis com os do mercado local. A saca de milho de 60 kg, que estava sendo comercializada a R$ 33, graças à subvenção, agora passa a custar R$ 51,66 no Rio Grande do Norte”, disse Tomba Farias.

Para o parlamentar “trata-se de um golpe desferido contra os pecuaristas nordestinos, que acarretará impacto negativo não apenas na pecuária, como também na mesa do povo, que pagará mais caro pela carne e outros produtos que consome”.

Tomba também ressalta a necessidade de atenção para o Nordeste que vai enfrentar o sétimo ano de seca. “Me dói o coração ver que o tal decreto faz com que seja o Nordeste quem mais sofra com a medida, por ser mais distante dos centros produtores”. O deputado explica que o valor do frete dos centros produtores para o Nordeste acaba por encarecer o produto final que chega à região.

Em aparte, o deputado Hermano Morais (MDB) reforça a difícil situação dos pecuaristas nordestinos que estavam “escapando” com esse subsídio para manter rebanhos e atividades na agricultura. “Para o Nordeste não se tem contemplação e o povo continua a sofrer. Os produtores rurais estão se mantendo com muita perseverança”, disse Hermano.