Em Natal, Henrique Meirelles promete concluir transposição do Rio São Francisco

Henrique Meirelles durante caminhada em Natal nesta segunda-feira (24) — Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi

Candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles prometeu concluir a transposição do Rio São Francisco e recuperar nascentes do “Velho Chico”, durante visita a Natal nesta segunda-feira (24). Em entrevista, ele também apontou outros projetos para a convivência da população do semiárido brasileiro com a seca, como a construção de barragens e redes para distribuição de água.

Em agenda na capital, Meireles participou de uma entrevista a uma rádio, durante a manhã, foi a um encontro na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da capital potiguar e fez caminhada pelo Alecrim, bairro comercial da zona Leste da capital potiguar. Ele também tem compromissos à tarde na cidade.

Durante sua fala, Meirelles afirmou que o país precisa enfrentar a seca de frente e apontou algumas medidas que serão tomadas, caso seja eleito. Além da transposição do São Francisco, ele defendeu a revitalização do rio, como forma de garantir o volume de água.

“Nós temos que fazer duas coisas. Primeiro, a transposição do São Francisco. Essa é uma obra em andamento e que tem que ser concluída. Segundo, nós temos que fazer a revitalização do Rio São Francisco. Nós temos também que assegurar um volume de água, uma vazão suficiente para atender todas as demandas que vão surgir com a transposição, no futuro. É um projeto viável, dá para fazer sim, com a recuperação dos mananciais, com reflorestamento de pontos-chaves, e nós vamos ter um São Francisco mais caudaloso, com maior volume de água”, declarou.

O candidato também defendeu a conclusão da construção de barragens no Rio Grande do Norte e na região como um todo, como um fator para garantir o abastecimento da região, independentemente da Natureza. “No momento em que nós fizermos essas barragens aqui nessa região e depois providenciarmos a estrutura de distribuição de água, nós vamos ver o florescimento aqui do semiárido”, afirmou Meirelles.

O presidenciável também falou sobre propostas para a Segurança Nacional e para o desenvolvimento econômico do país, em especial da região Nordeste. Entre as propostas, apontou a retomada da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Vamos ter a oportunidade de retomar experiências bem sucedidas. Por exemplo, a experiência da Sudene, no modelo que foi aplicado pelo Celso Furtado, já há algumas décadas. Foi um modelo muito bem sucedido, modelo de aplicações em projetos eficientes, projetos de fato geradores de emprego e que criaram o desenvolvimento do estado e da região”, comentou o candidato.

Por Igor Jácome, G1 — Natal