Empresários do trade turístico apresentam propostas a Robinson

Continuar o processo de concessão de forma simplificada de licenças ambientais para as empresas da cadeia produtiva do turismo e elaboração de um novo plano para uso turístico sustentável para o Parque das Dunas, que contemple uma nova entrada na Via Costeira para o centro de visitantes. Essas são algumas das propostas do trade turístico do Rio Grande do Norte para serem discutida pelo futuro governador. O documento foi entregue oficialmente a Robinson Faria (PSD), na manhã desta quinta-feira (13), durante encontro entre os empresários do setor e o candidato à reeleição.

Os representantes do trade turístico potiguar reconheceram que a atual gestão avançou muito no fortalecimento do setor e, por isso, declararam apoio a Robinson Faria (PSD). O grupo entregou nas mãos do governador um relatório de propostas para impulsionar o turismo como vetor importante da retomada com crescimento econômico e da geração de empregos no Rio Grande do Norte.

Outra proposta da categoria é ampliar os investimentos no sistema de monitoramento eletrônico nos corredores turísticos ligados ao CIOSP e conceder o Centro de Convenções de Natal à iniciativa privada, através de licitação de serviços.

O governador reafirmou seu compromisso em continuar priorizando o turismo em sua próxima gestão, caso seja reeleito. “Sempre mantive diálogo aberto com todas as entidades da área e nunca me arrependi de ter gastado cada centavo, pois sei que o turismo é maior gerador de empregos aqui no estado”, afirmou.

As ações e programas de Robinson para o turismo foram comemorados pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV), Abdon Gosson. Segundo ele, o turismo emprega diretamente 120 mil pessoas no Estado e o atual governo está de parabéns pela dedicação, seja incentivando as feiras, reduzindo o querosene de aviação ou atraindo investidores. Robinson incrementou o setor, ao contrário das gestões passadas, que abandonaram completamente o turismo. Isso é um desacato e desrespeito à população, já que se trata de geração de emprego e renda”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Odécio, também destacou ao apoio dado por Robinson ao setor turístico ao promover e divulgar os destinos nas principais feiras nacionais e internacionais. “Isso alavancou o turismo em todos os mercados emissores, além de estimular cada vez mais a parceria com a iniciativa privada”, comemorou.

Mesmo diante da melhoria no turismo, o presidente do Natal Convention e Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque, acredita que o setor precisa se aperfeiçoar mais e para isso espera que Robinson continue os programas e projetos de fomento, melhorando a segurança pública, recuperando estradas de acessos ao litoral e qualificando a mão de obra local. “Sabemos que a violência é de âmbito nacional, mas precisamos incrementar o patrulhamento nos corredores turísticos, investindo mais na área de inteligência e no aumento do efetivo. E, portanto, entregamos boas propostas para o governador analisar para sua próxima gestão”.