Onofre Lopes reduz em 53% casos de pneumonia associada à ventilação mecânica

Projeto tem o objetivo reduzir três tipos de infecção nas Unidades de Terapia Intensiva. ( José Aldenir / Agora RN )

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado no bairro Petrópolis, reduziu em 53% os casos de infecção hospitalar relacionada a problemas pulmonares. A redução se deve ao projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala”, que é promovido pelo Ministério da Saúde.

O projeto tem o objetivo reduzir três tipos de infecção nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI): na corrente sanguínea, no trato urinário e a pneumonia associada à ventilação mecânica.

O hospital está no projeto há seis meses. Neste período, também foi registrado uma redução no número dos casos de infecção de corrente sanguínea, de 32%. Ainda não houve uma diminuição de infecção urinária. Hoje, o índice é de 4 casos por grupo de mil pacientes por dia.

A coordenadora de cuidados intensivos da HUOL, Eliane Pereira, declarou que a redução é considerada boa. “A média nacional é variável, como por exemplo, de pneumonia associada a ventilação mecânica varia de 9,8 a 13,4 casos por mil pacientes por dia”.

O trabalho vem sendo realizado em 25 Estados, com 119 hospitais participantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil. O projeto conseguiu uma redução de 23% nas ocorrências de infecção hospitalar nas unidades e tem como meta chegar à queda de 50% até 2020.

Segundo Eliane, essa transmissão de conhecimento, formação e capacitação tem impacto diretamente na vida do paciente. “Fazendo pequenos atos, higienizando os pacientes, lavando as mãos, conseguimos ter um impacto na redução de infecções”, analisa.

Os ensinamentos também são repassados aos estudantes de medicina. “Como é a UTI de um hospital-escola, temos um fluxo muito grande de alunos. A gente passa para eles todo aprendizado, a importância de prevenção e higienização”, reforça.

O projeto colaborativo é coordenado por cinco hospitais de excelência Brasil: a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital do Coração (HCor) e o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), financiado com recursos de isenção fiscal.