Aeroporto de Natal é o 2º melhor do país na categoria até 5 milhões de passageiros

Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (Foto: Canindé Soares)

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi considerado o 2º melhor do país na categoria que recebe até 5 milhões de passageiros. A pesquisa foi realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação no segundo trimestre do ano.

Segundo a avaliação dos usuários, o terminal teve nota 4,46 de satisfação geral, numa escala de 1 a 5, empatado com o terminal de Manaus. O primeiro lugar desta categoria ficou para Vitória (4,59). Também estão nesta categoria os aeroportos de Manaus, Goiânia, Maceió, Cuiabá, Belém, Vitória e Florianópolis.

Quando considerados os 20 aeroportos avaliados pela pesquisa, o Aeroporto de Natal divide a 5ª colocação no ranking geral. Dentre os 37 itens avaliados, o aeroporto de Natal obteve notas acima de 4 em 28 deles. A meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) é nota 4.

Dentre os itens melhores avaliados estão: disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,60), cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,59), facilidade de Desembarque no meio-fio (4,56) e limpeza dos sanitários (4,44).

Relatório
A pesquisa completo do 2º trimestre mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.

Os 20 terminais envolvidos na pesquisa estão divididos em três categorias. Até 5 milhões de passageiros transportados por ano: são: Belém; Cuiabá; Florianópolis; Goiânia; Maceió; Manaus; Natal e Vitória; De 5 a 15 milhões de passageiros por ano: Viracopos; Confins; Curitiba; Fortaleza; Porto Alegre; Recife; Salvador; e Santos Dumont. E acima de 15 milhões de passageiros transportados por ano: Congonhas; Guarulhos; Galeão; e Brasília.

Esses aeroportos são responsáveis pelo transporte de 87% dos passageiros no Brasil. Entre abril e junho, 89% dos entrevistados avaliaram esses terminais como “bons” ou “muito bons”. Ao todo, foram ouvidas 20.525 pessoas nesse trimestre. Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.