Galeno Torquato repercute declaração sobre chegada das águas do São Francisco

Deputado estadual Galeno Torquato (PSD) (Foto: Eduardo Maia)

Presidente da Frente Parlamentar da Água na Assembleia Legislativa, o deputado Galeno Torquato (PSD) repercutiu a declaração do ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, em que assegurou a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte ainda este ano. A informação foi comemorada pelo parlamentar, que reforçou a importância da conclusão das obras hídricas no Estado.

“De acordo com a declaração dada pelo ministro durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, as águas da transposição chegarão ao Rio Grande do Norte até o final do ano, o que nos dará maior tranquilidade hídrica. Mas para isso, é preciso investir na conclusão das obras de captação da água no Estado”, explica Galeno.

A preocupação do parlamentar é a mesma compartilhada pelo ministro, e envolve duas questões principais: o ramal do Apodi, que depende de recursos na ordem de R$ 2,2 milhões, a serem assegurados por meio de emenda coletiva da bancada federal; e a liberação de verba para a Barragem de Oiticica, que necessita de aporte extra no valor de R$ 238 milhões, resultantes de ações não previstas no projeto inicial.

“Precisamos da união e empenho máximo da bancada federal potiguar em busca de alternativas que possam assegurar os recursos necessários para a conclusão dessas obras, fundamentais para oferecer, enfim, segurança hídrica ao nosso Estado”, observa o deputado.

No Rio Grande do Norte, as águas do São Francisco chegarão através de dois ramais. Um que vai perenizar o Rio Piranhas/Açu e abastecer a Região Seridó e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e outro, o Ramal do Apodi, abastecendo os municípios do Médio e Alto Oeste. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a obra no Estado potiguar.