Fábio Dantas propõe transformar hospitais regionais em três novos perfis de unidade de saúde

Pré-candidato Fábio Dantas no Hospital Belarmina Monte em São Gonçalo do Amarante (Foto: Aline Bezerra)

O pré-candidato ao Governo do Estado, vice-governador Fábio Dantas (PSB), apresentou mais uma proposta que vai constar no seu Plano de Gestão. Desta vez, a ideia é para a área da Saúde. Fábio quer transformar os Hospitais Regionais em três novos perfis de unidade de saúde: Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Policlínicas e Centros de Cirurgias Eletivas.

“Durante as nossas andanças pelo Estado, têm ficado claro que o não funcionamento pleno dos Hospitais Regionais é uma das questões que mais maltrata a população. As queixas são muitas. O Executivo, porém, alega problemas orçamentários. Com esses novos perfis adotados, poderíamos ofertar qualidade, mas dentro do que se pode pagar”, explicou o pré-candidato.

Fábio esclarece que a definição do perfil seria amplamente debatida com a população local, por meio de consultas e audiências públicas. As UPAS ficariam responsáveis pelo pronto atendimento e pela estabilização de pacientes. As Policlínicas, pelos exames de média complexidade, contando ainda com especialidades medicas. Já nos Centros, por sua vez, aconteceriam os procedimentos cirúrgicos previamente agendados.

Ainda de acordo com a proposta apresentada pelo pré-candidato, os profissionais lotados nos Centros de Cirurgias Eletivas ganhariam por procedimento, com valores definidos em tabela, como forma de assegurar a regularidade de cirurgias e até o aumento da produtividade. “É mais uma solução exequível e capaz de melhorar sensivelmente serviços públicos”, resumiu Fábio Dantas.