Caminhoneiros entram no 10º dia de paralisação contra alta de combustíveis

Na BR-101, em Parnamirim, caminhoneiros continuam ocupando as marginais da rodovia (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

Do G1 RN – Caminhoneiros entraram nesta quarta-feira (30) no 10º dia seguido de greve. No Rio Grande do Norte, ao longo da manhã, foram feitos e desfeitos alguns pontos de mobilização em rodovias federais e estaduais. Em pelo menos oito cidades, as aulas em escolas municipais foram suspensas. Nas ruas de Natal, a frota continua reduzida, e as linhas rodam com 70% dos veículos até o final do dia.

Veja os principais reflexos da paralisação no estado:

Educação
Em pelo menos oito cidades do estado, alunos de escolas municipais estão sem aula desde a terça (29). Nesta quarta (30), em Venha-Ver, São Miguel, Serrinha, Senador Elói de Souza, Monte Alegre, São Pedro, Brejinho e Serra do Mel as aulas permaneceram suspensas.

Transporte público
Desde a semana passada que a frota de ônibus da capital está reduzida. Nesta quarta (30), 70% dos veículos saíram às ruas. Já o transporte público intermunicipal, vem rodando com 80% da frota. De acordo com os empresários, a redução é necessária para evitar um colapso no transporte público pela falta de combustíveis.

Motoristas de vans escolares se concentraram na Praça de Mirassol, na Zona Sul de Natal (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Na capital potiguar, nesta manhã, motoristas de transporte escolar se reuniram em solidariedade aos caminhoneiros e também fizeram um protesto contra o aumento dos combustíveis. A concentração foi na Praça de Mirassol, na Zona Sul da cidade.

Alimentos
Diretor da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), Geraldo Paiva Junior disse que nas grandes redes há falta de frutas e verduras. Em entrevista à imprensa no início da semana, ele alertou que a situação pode ficar mais complicada a partir desta quarta-feira (30).

Desbloqueio
Na tarde da terça (29), pela primeira vez, as Forças Armadas foram utilizadas para intervir na greve dos caminhoneiros no estado. Em comboio, dezenas de veículos do Exército e das forças de segurança pública se deslocaram até a BR-406, via que dá acesso à refinaria Clara Camarão, em Guamaré. É por ela que trafegam os caminhões que abastecem os postos de combustíveis de todo o estado, incluindo o aeroporto de Natal. Antes de os militares chegarem, no entanto, os caminhoneiros desfizeram o bloqueio que havia na entrada da cidade de João Câmara e os veículos passaram a circular livremente.

Rodovias federais
Com pontos de mobilização registrados nesta quarta (30) estão as seguintes BRs:

BR-101

• Parnamirim (km 105) – Com bloqueio parcial. Fica em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Foi o primeiro ponto de interdição a ser formado, ainda na segunda (21). Na tarde desta segunda (28), a PRF negociou com os caminhoneiros que retiraram os caminhões da pista principal e deslocaram para o acostamento. Caminhões continuam sendo impedidos de seguir viagem.

BR-226

Na BR-226, em Santa Cruz, manifestantes liberaram o trânsito para todos os veículos, mas seguem acampados na marginal da pista (Foto: Édipo Natan)

• Santa Cruz (Km 109) – Liberada durante a madrugada, mas ainda tem ponto de mobilização.
• Janduís (Km 310) – Amanheceu com bloqueio parcial, mas foi liberada por volta das 8h.
• Florânia – Com bloqueio parcial.

BR-304

• Mossoró (Km 33) – Com bloqueio parcial. Desde a terça-feira (22), caminhoneiros bloqueiam esse trecho, que liga Mossoró a Fortaleza, no Ceará. Só carros de passeio, motos e ambulâncias passam.

BR-405

• Apodi (Kms 72 e 78) – Amanheceu com bloqueios parciais nos dois pontos, mas ambos foram liberados por volta das 9h50.

Rodovias estaduais
Há relatos de mobilização nas seguintes RNs:

• RN-O15, em Baraúna.
• RN-093, em Passa e Fica.
• RN-021, em Rio do Fogo.