Assembleia e Você presta atendimentos gratuitos em Nova Cruz

O intuito é oferecer serviços gratuitos de cidadania à população (Foto: João Gilberto)

A Assembleia Legislativa deu início nesta quarta-feira (9) a mais uma edição do projeto “Assembleia e Você”, desenvolvido com o intuito de oferecer serviços gratuitos de cidadania à população. Instalada no município de Nova Cruz, no Agreste potiguar, a ação legislativa segue até esta quinta-feira (10), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, atendendo a população da cidade e região. Presente na solenidade de abertura do evento, o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), destacou a importância do projeto.

“Esse é um projeto de longo alcance, que democratiza os serviços da Assembleia Legislativa, levando solidariedade a uma parcela da sociedade carente em serviços de saúde e cidadania. É a força do Legislativo Estadual e de todos os que compõem a Casa do Povo em favor do norte-riograndense”, disse Ezequiel Ferreira durante a abertura do ‘Assembleia e Você’, oportunidade em que descerrou placa alusiva à instalação do programa na cidade, acompanhado também pelo deputado Dison Lisboa (PSD) e por representantes políticos da região.

O intuito é oferecer serviços gratuitos de cidadania à população (Foto: João Gilberto)

Líder do Governo no Legislativo Estadual, Dison reforçou a importância da ação da Assembleia Legislativa na cidade. “Com esse projeto, a Casa Legislativa sai de sua sede para beneficiar, de forma itinerante, o povo potiguar, prestando atendimentos essenciais à população mais carente”, afirmou o parlamentar.

O “Assembleia e Você” congrega em um só programa diversas ações mantidas pelo Legislativo Estadual, como Saúde, Procon Legislativo, Memorial, e a Divisão de Projetos Culturais e Sociocultuais, dentre outros. O programa consiste na promoção de mutirões de cidadania, proporcionando atendimentos as áreas de ação social, saúde educação, cultura e lazer à população de baixa renda do interior do Estado. “Buscamos, por meio do Assembleia e Você, suprir as principais demandas e necessidades da sociedade”, salienta o diretor de Políticas Complementares do Legislativo, Ricardo Fonseca.

A emissão de carteiras de identidade, contemplada pelo evento, é uma das atividades do programa com grande procura por parte da população. Exemplo disso é o autônomo José Joaquim Neto, que foi um dos beneficiados com a Carteira de Identidade e comemorou a conquista. “Para nós que não temos condições financeiras para arcar com os custos do documento, é uma excelente oportunidade oferecida por essa ação da Assembleia. Há tempos eu tinha essa necessidade, agora está sendo possível”, falou ele. Para esta edição do programa, está prevista a emissão de um total de 700 RGs.

Tão logo tomou conhecimento da presença do “Assembleia e Você” em sua cidade, a agricultora Ana Rosa da Silva reuniu a família para usufruir dos serviços disponibilizados. Mãe do pequeno João Emanuel, de 5 anos, ela levou o filho para consulta com o pediatra do evento e, na oportunidade, também assegurou a primeira via da Carteira de Identidade do garoto. “Uma ação como essa é muito valiosa. Uma oportunidade única que temos para ter acesso a vários serviços gratuitos e em um só lugar”, comemorou a agricultora ao lado do marido, Joselio Gomes, que também aprovou o projeto. “Saio daqui hoje muito satisfeito com os atendimentos”, disse.

Assim como a família de Ana Rosa, centenas de munícipes estão aproveitando a permanência da ação no município para aproveitar os serviços oferecidos. Seja nas ações de saúde, com cardiologia, pediatria, ortopedista, nutricionista, ginecologista e clínico geral, ou seja nas ações sociais com emissão de documentos e corte de cabelo pelo Senac, a população da região tem sido beneficiada com o programa da Assembleia Legislativa, que além destas ações, oferece ainda atendimento ao consumidor, através do Procon Legislativo.

Quem atesta o serviço do órgão legislativo de defesa do consumidor é a artesã Jadna Laiza, que procurou atendimento buscando solucionar um conflito com a companhia de fornecimento de energia elétrica de sua residência. “Os atendentes são muito atenciosos e capacitados para prestar as informações e os serviços dos quais precisamos”, relatou ela, que assim como muitas outras mães, também levou o filho, José Kauan, de apenas 2 anos, para consulta junto ao ortopedista do evento.

Uma novidade nessa edição é a presença do Memorial da Assembleia Legislativa. Com uma mostra que resgata a história de 14 ex-parlamentares representantes da cidade de Nova Cruz, o setor estréia no município a sua nova identidade visual e o projeto ‘Memória Itinerante’, que apresentará nesta quinta-feira, a partir das 14h, no IFRN de Nova Cruz, uma palestra com temática indígena, em alusão ao Dia do Índio, comemorado em abril. “A nossa ideia com a presença do Memorial nos municípios, é exercitar a cidadania através de nossa identidade cultural”, argumenta Plinio Sanderson, curador do Memorial da Assembleia.

As ações do projeto “Assembleia e Você” no município de Nova Cruz seguem durante a manhã e tarde desta quinta-feira, sendo novamente oferecidos os serviços gratuitos à população. Esta é a terceira edição da ação, que já beneficiou também a população da cidade de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal e Macau, na região salineira do Estado.