No último dia de abril, FUNCEME registra chuvas em 77 municípios do Ceará

Choveu em todas as regiões do Estado (Foto: Kleber A. Gonçalves/Agência Diário)

No último dia de abril choveu em 76 cidades do Ceará entre as 7h deste domingo (29) e as 7h desta segunda-feira (30), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Choveu em todas as regiões destaque para Região Jaguaribana, Litoral Norte de Fortaleza, Região da Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns.

Maior registro ocorreu no município de Palmácia (Maciço de Baturité) com 40,2 milímetros. Seguido por Pacajus (36,8 milímetros), Paracuru (33,2 milímetros), Ibaretama (32 milímetros) e Aratuba (31 milímetros).

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o feriado do Dia do Trabalho, como também o restante da semana será chuvosa.

“Há possibilidade de precipitações mais generalizadas no estado. Para segunda, a tendência é semelhante. Ao longo do fim de semana, o centro e o norte do estado serão mais beneficiados. Já na segunda e na terça, há tendência de chuvas em todas as regiões”, explica.

Apesar da redução das chuvas na última semana, abril termina como um mês chuvoso. Balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

  1. Palmácia (Posto: Palmacia) : 40.2 mm
  2. Pacajus (Posto: Pacajus) : 36.8 mm
  3. Paracuru (Posto: Paracuru) : 33.2 mm
  4. Ibaretama (Posto: Fazenda Niteroi) : 32.0 mm
  5. Aratuba (Posto: Aratuba) : 31.2 mm
  6. Iracema (Posto: Iracema) : 31.0 mm
  7. Horizonte (Posto: Horizonte) : 28.0 mm
  8. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 27.0 mm
  9. Itapiúna (Posto: Palmatoria) : 26.4 mm
  10. Chorozinho (Posto: Chorozinho) : 26.0 mm

Previsão para segunda-feira:

  • Nebulosidade variável com períodos de chuva em todo o Ceará ao longo do dia.

Previsão para terça-feira:

  • Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e no Carirí. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva no decorrer do dia.

Previsão para quarta-feira:

  • Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa Litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 8,58 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 9,68% do volume máximo.