Para Márcia Maia, mudança nos perfis dos hospitais prejudica a população

Deputada estadual Márcia Maia (PSDB) (Foto: Eduardo Maia)

A mudança que vem sendo feita pelo Governo do Estado nos perfis dos hospitais regionais foi tema do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB) na sessão plenária desta terça (24) na Assembleia Legislativa. A parlamentar afirmou que o novo modelo de funcionamento vem prejudicando a população de alguns municípios, como é o caso de João Câmara.

“Estive em João Câmara semana passada e o hospital, que atende não somente a população local, mas a outras cidades do Mato Grande, estava lotado. O hospital é uma das sete unidades que estão dentro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Conversei com os servidores, médicos, com a própria diretoria e a proposta da Secretaria de Saúde não é viável”, criticou a parlamentar.

Márcia Maia afirmou que a proposta do governo é que a unidade tenha os serviços municipalizados para que os atendimentos de urgência e emergência sejam de responsabilidade municipal. “O hospital passaria a ser gerido pela prefeitura e o Estado repassaria em torno de R$ 400 mil, que não dá pra manter um hospital daquele porte”, disse Márcia Maia.

A deputada afirmou que a situação das mulheres em situação de parto está cada vez mais complicada, porque depois das mudanças, elas somente são atendidas na unidade de saúde quando já estão prestes a parir. “Esse foi o relato que ouvi, então é preciso rever essa mudança no modelo de funcionamento do hospital. Quero me colocar à disposição para os servidores que estão revoltados com essa situação de instabilidade por que passa o hospital”, afirmou.

Segurança
Outro tema do pronunciamento da deputada foi a segurança pública. Márcia Maia citou as estatísticas que apontam a morte de 11 policiais no Estado, em menos de quatro meses. “A população está extremamente insegura com essa onda de violência”, disse.

A parlamentar defendeu um reforço nas políticas de repressão e de prevenção para conter a onda de violência que toma conta de Natal, da Região Metropolitana e de todo o RN.