Agripino cobra do ministro Padilha liberação dos R$ 2 bi para municípios

Agripino também questionou sobre a construção de linhas de transmissão nos parques eólicos do RN (Foto: Mariana Di Pietro)

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (27), com a presença do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o senador José Agripino (RN) cobrou a liberação dos R$ 2 bilhões aprovados pelo Congresso Nacional, em fevereiro, para socorrer os municípios. “Os prefeitos cobram de nós, parlamentares, a liberação desse dinheiro, quando nós já fizemos nossa parte. Eu gostaria de saber diretamente de Vossa Excelência quando o governo irá liberar esses recursos uma vez que muitos municípios estão contando com essa ajuda”.

Padilha, que esteve na comissão para prestar esclarecimentos sobre o andamento das ações do Executivo para melhoria da agenda de produtividade e do ambiente de negócios, explicou que, para que o benefício seja liberado, é preciso dotação financeira e orçamentária. “A orçamentária já existe. Inclusive o ministro Henrique Meirelles está tratando disso com a equipe econômica para que a liberação desse dinheiro ocorra tão logo. Se possível, ainda neste mês de março”, contou.

Ainda na CAE, Agripino também questionou sobre a construção de linhas de transmissão nos parques eólicos do RN. Ele destacou não somente o potencial de produção de energia eólica do estado como também de energia fotovoltaica e pediu mais investimento por parte do Executivo. “O meu Rio Grande do Norte e toda a região Nordeste possuem um potencial incrível para produção de energia eólica e fotovoltaica, mas infelizmente estamos pagando o preço pelo que não está sendo feito”, criticou.

Ao responder Agripino, Padilha disse que o governo possui, hoje, 931 projetos de energia eólica cadastrados e que está previsto para o dia 28 de junho um leilão para a colocação de linhas de transmissão em alguns estados nordestinos.