Guilherme Boulos é confirmado pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL

Boulos se filiou ao PSOL nesta semana e era o nome mais cotado para a disputa do pleito de 2018 pelo partido (Foto: Divulgação/PSOL)

O presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, foi confirmado neste sábado (10) como candidato à Presidência da República pelo PSOL. A decisão ocorreu em Conferência Eleitoral do partido na capital paulista, quando Boulos saiu vitorioso com 71% dos votos.

Boulos se filiou ao PSOL nesta semana e era o nome mais cotado para a disputa do pleito de 2018 pelo partido. Internamente, ele concorria com Plínio de Arruda Sampaio Jr, Nildo Ouriques e Hamilton Assis. A indigenista Sônia Guajajara chegou a se inscrever como pré-candidata, mas posteriormente retirou a inscrição para compor a chapa de Boulos na posição de vice. Entre as alianças, foi confirmado o PCB.

Logo após o anúncio, Boulos afirmou que a primeira proposta do partido é convocar um plebiscito para que a população decida se quer revogar ou manter as medidas propostas e implementadas pelo governo do presidente Michel Temer. “Entendemos que o governo Temer é ilegítimo porque não foi eleito pela população”, disse.

Segundo ele, temas como a exploração do pré-sal não podem ser definidos por um governo “ilegítimo”. “Não se pode terceirizar decisões tão importantes, principalmente por um governo não eleito, por isso acreditamos que o povo deve participar dessas decisões”, acrescenta.