Ezequiel Ferreira pleiteia melhorias para Ouro Branco

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), apresentou requerimentos em prol do município de Ouro Branco, na região do Seridó, relacionados à perfuração e instalação de poços auxiliares no Açude Esguicho; à disponibilização de carro-pipa para atender à população da zona rural; à inspeção nas estruturas de ponte da RN-089, que liga Ouro Branco a Jardim do Seridó; à recuperação do trecho da mesma RN-089, por meio de roço e tapa buracos; e, também, sugeriu convênio entre o município de Ouro Branco e o Governo do Estado, para fins de pavimentação e drenagem de ruas.

“A perfuração de poços auxiliares no Açude Esguicho se faz necessária para prevenir problemas que poderão surgir caso o abastecimento de água da cidade continue ameaçado, já que o açude encontra-se com o volume bem abaixo da sua capacidade total”, esclareceu o deputado Ezequiel Ferreira.

Além disso, o parlamentar apelou ao Governo do Estado que executasse a Operação Carros-pipa na zona rural do município, a fim de amenizar o grave problema de falta de água enfrentado pela população, que passa por uma das piores secas da sua história.

“A população rural não dispõe de instrumentos capazes de suportar grandes períodos de estiagem, dificultando o convívio em suas origens.

É necessário, portanto, que o Poder Público crie condições, através de programas e projetos estruturantes, para que os agricultores possam permanecer com suas famílias em seu local de origem”, afirmou o presidente.

Com relação à Ponte Barragem Manoel de Brito, o deputado esclareceu que ela “apresenta inúmeras rachaduras que põem em risco a sua estrutura, bem como a vida de dezenas de condutores que passam diariamente por ela”. Ainda de acordo com o parlamentar, grandes pedaços do concreto que forma o sangradouro da barragem ruíram, e há anos ela não represa a quantidade de água que deveria, devido às vazões na estrutura de concreto.

Com o objetivo de aumentar a segurança e a agilidade do tráfego local, o presidente da Assembleia solicitou ao Governo do RN a recuperação e limpeza (roço) das laterais da RN-089, que liga Ouro Branco a Jardim do Seridó. “Os arredores da rodovia estão completamente cobertos de mato e estrada está muito esburacada, colocando em perigo as vidas dos motoristas que passam por ali.

O matagal tem avançado para o centro da pista, dificultando a percepção dos buracos e, muitas vezes, tornando-se pivô de inúmeros acidentes”, explicou Ezequiel Ferreira.

Por fim, “levando em consideração que a falta de pavimentação e drenagem em ruas urbanas prejudicam e dificultam o tráfego e o acesso dos moradores”, o parlamentar requereu que fosse firmado convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e o município de Ouro Branco, “no sentido de beneficiar a população com essas ações estruturais, além de contribuir para a valorização dos imóveis e a integração da comunidade”.