RN tem uma mulher assassinada a cada dois dias em média, aponta relatório

Ilustração mostra dados sobre mortes de mulheres e feminicídios ocorridos nos últimos anos no RN (Foto: OBVIO)
A cada dois dias em média, uma mulher é assassinada em algum lugar do Rio Grande do Norte. Os dados são do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO-RN) que divulgou relatório neste mês de novembro. Os números, inclusive, deverão impulsionar o debate na audiência pública sobre os 16 dias de Ativismo pela Não Violência contra Mulher, a ser realizado na próxima segunda-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório da Assembleia Legislativa.
A proposição do debate é da socióloga e deputada estadual Márcia Maia que mostra preocupação quanto aos números apresentados pelo relatório que retrata os casos de assassinato contra mulheres cometidos entre 1 de janeiro e 17 de novembro de 2017 e que confirma o crescimento da violência contra a mulher no estado.

Em 2015, por exemplo, entre 1° de janeiro e 17 de novembro, ocorreram 99 assassinatos de mulheres no RN. No ano seguinte foram registrados no mesmo período 99 casos. Já em 2017 foram 140 casos, sendo a maior parte deles na região da Grande Natal, ou seja, um crescimento de quase 49% em relação ao ano de 2016 dentro do período pesquisado.

Feminicídio

Neste sábado (25), o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado – atualizou os dados que retratam casos de assassinatos contra mulheres no Rio Grande do Norte. Entre 1º de janeiro e 25 de novembro do ano passado, 95 mulheres foram mortas em todo o estado. Neste mesmo período, este ano, já são 143 homicídios de mulheres – o que representa um crescimento de 43%.

Em meio a estes 143 casos registrados este ano, pelo menos 35 foram de feminicídio, que é o crime de ódio baseado no gênero.