Certus: Fátima lidera em cenário no qual maioria diz não ter candidato definido

Senadora Fátima Bezerra (PT) - Foto: Divulgação
Da Tribuna do Norte – A senadora Fátima Bezerra lidera com 25,82% as intenções de voto no RN para o governo, há um ano das eleições em outubro de 2018, e com 42,36% do eleitorado dizendo que não votará em nenhum dos candidatos propostos. Os números  são da pesquisa Certus/98FM, divulgada ontem. Em pesquisa anterior, quando foram entrevistados apenas eleitores de Natal, a liderança nas intenções de votos é do prefeito Carlos Eduardo. Ampliada para todas as regiões do Estado, fica em segundo com 14,73% das intenções de votos, seguido pelo governador Robinson Faria (7,18%) e pelo desembargador Cláudio Santos (2,55%).
O presidente do instituto Certus, Mardone França, explica que a escolha dos nomes apresentados aos pesquisados, como prováveis candidatos ao governo estadual, seguiu o mesmo critério da pesquisa anterior. São nomes que, em algum momento, já se apresentaram como candidatos ou admitem a possibilidade de vir a serem. Mardone também comentou os novos resultados, a liderança da senadora petista, a possibilidade de transferência de votos do ex-presidente Lula, que lidera as intenções de votos para presidente da República em todas as regiões potiguares (52,18%) e o desempenho dos outros candidatos (Leia mais, nesta página).
No cenário da questão espontânea, quando o eleitor não recebe o cartão com os nomes dos prováveis candidatos, a senadora Fátima Bezerra mantém a liderança (1,91%), mas por uma margem bem menor e em segundo aparece o governador Robinson Faria (1,45%). O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, fica em terceiro (0,82%). Depois, aparece o desembargador Cláudio Santos (0,09%), além do professor Robério Paulino (0,09%) que também foram citados. O numero de eleitores que afirmaram não votar em ninguém cai para 36,27%, mas é alto (59,18%) os que responderam que ainda não decidiram em quem votar.
Na pesquisa estimulada, somente entre eleitores da Grande Natal é que se mantem a vantagem de Carlos Eduardo, com 21,75% das intenções de votos, contra 18,13% da senadora Fátima Bezerra e 6,34% do governador Robinson Faria. Em outras regiões, a senadora petista mantem larga vantagem sobe o segundo colocado na pesquisa, alcançando mais que o dobro das intenções de votos entre eleitores das regiões Leste, Agreste/Trairi, Seridó, Médio e Alto Oeste.
Quanto a rejeição, o desembargador Cláudio Santos tem o menor índice (3,91%), mas é de 31% o percentual de eleitores que disseram rejeitar todos os nomes apresentados. O prefeito Carlos Eduardo tem 6,36% de rejeição, seguindo-se a senadora Fátima Bezerra, com 7,27%, e o governador Robinson Faria, com 31,55%. Os maiores índices de rejeição ao nome do governador estão nas regiões Agreste/Trairi e Central (acimas de 40%).

Segundo turno
Desenhando cenários para uma possível disputa em segundo turno, a pesquisa do instituto Certus apresentou aos eleitores as seguintes opções. Cenário um, entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, com resultados de 21,36% para o prefeito de Natal e 37,91% para a senadora do PT. Neste cenário, mesmo na Grande Natal, onde Carlos Eduardo lidera na simulação com todos os outros candidatos, os resultados dão empate (27,79%) para ele e a senadora. Nas demais regiões, a lideranças é da petista. Em um segundo cenário, em que disputariam Fátima e Robinson Faria, os resultados previstos seriam 43,91% para a senadora e 11,18% para o governador.  No cenário três, com o prefeito de Natal e o governador no segundo turno, Carlos Eduardo teria 33,45% das intenções de votos, contra 13,45% de Robinson Faria.
Ficha técnica
A pesquisa do instituto Certus para a 98FM foi aplicada entre os dias 12 e 14 deste mês, em todas as regiões do Estado, com eleitores  maiores de 16 anos. Foram feitas 1.100 entrevistas. A margem de erro é de 3,0%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
*Da Tribuna do Norte