Fábio Faria defende esforço para sucesso de projeto de combate à desertificação

"Vamos nos engajar ao máximo para ver a terra seridoense fértil de novo", afirma o parlamentar - Reprodução
Com o investimento de R$ 2,4 milhões do Governo do Estado, o Projeto Piloto de Combate à Desertificação chegará a Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas. Serão várias ações para conter o fenômeno e recuperar as terras áridas do Seridó, região mais afetada do RN. “Vamos nos engajar ao máximo para ver a terra fértil de novo. É preciso união de todos para que esse importante projeto dê certo, devolvendo à população condições de produzir e viver melhor”, afirma o deputado Fábio Faria, que só este ano já destinou emenda de R$ 660 mil para instalar poços em 50 cidades potiguares. “Faz parte da luta constante contra a seca”, ressalta.

Os convênios para concretizar o projeto serão assinados pelo governador Robinson Faria nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Parelhas. Serão atendidas nove associações dos três municípios seridoenses beneficiados. “Vamos replantar árvores, produzir e armazenar água, promover conscientização, ações educativas com a população e vamos, sobretudo, criar um sistema permanente de convivência da população, ajustando a forma de trabalho no campo”, explica o governador.

“Vamos nos engajar ao máximo para ver a terra seridoense fértil de novo”, afirma o parlamentar – Reprodução

Os recursos estaduais serão repassados às associações de pequenos produtores para serem aplicados em perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas, contenção de encostas, sistemas de reuso de águas de esgoto, além de replantio de árvores, cercas vivas e manejo agroflorestal. A iniciativa é do Governo, através das Secretarias de Trabalho e Assistência Social e do Projeto Governo Cidadão por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.