Assessor que teria transportado propina para Henrique ainda tem cargo no Ministério do Turismo

Apontado como um dos “transportadores de propina” para o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB), o assessor Norton Domingues Masera tem um cargo de confiança no mesmo ministério do qual o peemedebista foi titular durante as gestões de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB).
O servidor do Turismo foi secretário parlamentar de Henrique até 2014, quando se encerrou o mandato de deputado federal do potiguar. Em maio de 2015, um mês depois de o peemedebista assumir o ministério, Masera foi designado para o cargo de assessor especial do órgão, no qual permaneceu mesmo após a saída de Henrique do cargo. Ele foi exonerado em 20 de janeiro deste ano, mas readmitido como chefe de assessoria parlamentar do ministério onze dias depois. Segundo o Portal da Transparência, seu salário é de R$ 9,4 mil.

Um relatório elaborado pela Polícia Federal indica que Norton recebeu R$ 600 mil em propina destinada a Henrique. O recebimento, que teria sido efetuado em duas parcelas em Brasília em setembro de 2014, foi relatado em depoimento à Justiça por Lúcio Funaro, operador do PMDB que negocia delação premiada.

Ao portal UOL, o servidor disse não conhecer Lúcio Funaro. Sobre as acusações de que teria transportado propina para o ex-ministro Henrique Alves, se limitou a dizer que “cabe à Justiça investigar a veracidade da delação [de Lúcio Funaro]”. A defesa de Henrique não se pronunciou.

PRISÃO

Henrique está preso preventivamente na Academia de Polícia Militar, em Natal, desde o dia 6 de junho. Ele é alvo de dois mandados, ambos expedidos pelas justiças de Brasília e do Rio Grande do Norte. Entre outras denúncias, o ex-ministro é acusado de receber propina para favorecer empreiteiras na construção da Arena das Dunas.