Sem polícia em hospital, preso cirurgiado abre algema e foge em Natal

Homem foi algemado em maca no Hospital Santa Catarina, mas conseguiu fugir (Foto: Cedida)
Do G1 RN – Por Igor Jácome
Mesmo algemado e com uma bolsa para recolhimento de fezes acoplada ao abdômen, um homem preso pela Polícia Civil conseguiu fugir do Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal. O caso aconteceu nesta terça-feira (22). Segundo a direção do hospital, nenhum policial fazia guarda do preso na hora da fuga. Josivan de Araújo Rocha, de 22 anos, deu entrada na unidade na última sexta-feira (18), baleado no abdômen.

De acordo com a Delegacia de São Gonçalo do Amarante, ele sofreu um tiro em confronto com inimigos e foi socorrido para a unidade, onde passou por procedimentos de urgência, e foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital. Apesar da transferência, ele voltou à unidade em seguida.

O homem passou por uma laparotomia – uma cirurgia para abrir o abdômen. Na terça-feira (22), ele estava internado na clínica cirúrgica, para onde são encaminhados os pacientes que estão se recuperando de operações. Ele estava com uma bolsa de colostomia acoplada à barriga. Esse material é usado para recolher as fezes, no caso de pacientes que estão passando por recuperação do intestino.

Algema foi encontrada dentro de cesto de lixo do hospital na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)

Ao saber que Josivan estava no hospital, a equipe da Delegacia de São Gonçalo do Amarante foi até lá e deu voz de prisão, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por homicídio. O homem foi algemado na maca, mas os policiais foram embora em seguida.

De acordo com a diretora do Hospital Santa Catarina, Maria José de Pontes, a fuga aconteceu no mesmo dia, por volta das 19h, durante a troca de plantões. Ao perceberam que o homem havia escapado, os funcionários encontraram a algema em um saco de lixo ao lado da maca e acionaram a polícia.

“Não tinha ninguém vigiando. Agora as policiais alegam que não têm efetivo e por isso algemam esses pacientes (presos) e vão embora”, relatou a diretora. “Bastou ele se recuperar um pouco e fugiu”, disse. Para ela, a situação coloca em risco profissionais e pacientes.

O caso foi informado à Polícia Civil e à Secretaria de Segurança Pública do Estado, segundo a diretora. O G1 procurou a Delegacia-Geral de Polícia Civil que, por meio de sua assessoria, informou que uma vez preso o homem passou a ser responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania do RN, responsável pelo sistema penitenciário do estado.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e a Secretaria de Segurança Pública do RN foram procurados para comentar o caso, mas respostas sobre o caso não haviam chegado até a publicação desta reportagem.