Após vistoriar reforma, secretários liberam o 2° pavilhão de Alcaçuz

Pavilhão 2 de Alcaçuz foi reformado e está pronto para receber detentos (Foto: Andréa Tavares/G1 )

Nesta quarta-feira (31), secretários de Estado fizeram uma vistoria na obra de reconstrução do segundo pavilhão da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

O secretário de Infraestrutura, Jader Torres, acompanhado da secretária-Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, inspecionaram a obra e entregaram as chaves do pavilhão ao secretário de Justiça e Cidadania, Mauro Albuquerque. A equipe também vistoriou as obras do Pavilhão 1.

Este é o segundo pavilhão a ser vistoriado, depois dos serviços de reconstrução iniciados em abril. Dividido em duas alas, A e B, cada uma com sete celas, o pavilhão recebeu os serviços de pintura, substituição das grades e de todo o telhado, construção de uma guarita para supervisionar o pátio, de banheiros na quadra, parlatórios, construção de dois consultórios para atendimento médico, alojamento para os agentes penitenciários, instalação de diversas grades no hall de entrada e nas circulações (a cada duas celas uma nova grade no corredor) e no acesso da quadra, novas instalações elétricas e hidrossanitárias.

Também recebeu melhorias como reforço no sistema de segurança das trancas das celas no sistema de iluminação e retirada todas as tomadas e fiações de dentro das celas.

De acordo com o secretário Jader Torres, “a unidade está bem mais estruturada e mais segura.”

Representantes do grupo da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) acompanharam as obras na unidade, colaborando com ideias para melhorar e reforçar a segurança.

Reconstrução

As obras de reconstrução dos pavilhões 1, 2 e 3, da Penitenciária de Alcaçuz começaram em março passado. O Pavilhão 3 já está habitado pelos internos. O valor total dos serviços nos três pavilhões é de R$ 1.968.956,45. A obra consiste na recuperação das dependências que foram totalmente danificadas em janeiro deste ano.