Estado chega à marca de 900 homicídios registrados apenas em 2017

Reprodução

Os índices de violência seguem alcançando recordes negativos no Rio Grande do Norte. Neste domingo 14, com o assassinato de um casal em São José do Campestre, na região Agreste, o estado alcançou a marca de 900 homicídios somente em 2017. A média é de 6,7 assassinatos por dia. Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no RN.

Além de homicídios dolosos, entram na estatística elaborada pelo OBVIO outros crimes violentos que resultem em morte, como roubo (no latrocínio), estupro ou lesão corporal seguidos de morte. Cadáveres e ossadas encontradas e mortos em confrontos policiais também são considerados.

Nunca se matou tanto no Rio Grande do Norte. Em 2016, entre 1º de janeiro e 14 de maio, o instituto havia contabilizado 702 homicídios. Agora, com a marca de 900 neste mesmo período, houve um crescimento de 28,21%. Isso significa uma taxa de 22,66 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, uma das mais altas do país.