Três explosões ocorrem perto de ônibus do time do Borussia Dortmund

Ônibus do Borussia Dortmund danificado após explosão na terça-feira (11) (Foto: AP Photo/Martin Meissner)

Três explosões ocorreram nesta terça-feira (11) perto do ônibus da equipe do Borussia Dortmund na Alemanha, informou a polícia local. O incidente ocorreu a cerca de 10 km do estádio da equipe e as autoridades partem do princípio de que se tratavam de explosivos que “devem ser levados a a sério”.

Uma carta foi encontrada próximo ao local e está sendo investigada, segundo o procurador-geral de Dortmund. Segundo um procurador ouvido pela Associated Press, a carta assume a responsabilidade pelo ato, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Os vidros do ônibus quebraram e o zagueiro espanhol Marc Bartra, de 26 anos, ficou ferido e passa por cirurgia por conta de um osso da mão que foi quebrado. O Twitter do time informou que os jogadores “estão bem” e em segurança, e desejou pronta recuperação ao zagueiro.

O chefe de polícia local, Gregor Lange, afirmou que as explosões eram dirigidas à equipe alemã de futebol. “Partimos do princípio, e isto desde o início, de que se trata de um ataque dirigido diretamente ao ônibus” da equipe, declarou Gregor Lange em entrevista coletiva, acrescentando que ainda não está claro o motivo.

“O ônibus estava a caminho” do estádio de Dortmund no momento em que “três cargas explosivas foram detonadas”, explicou um porta-voz da polícia, Gunnar Wortmann. O jornal “Bild” apurou que essas cargas explosivas estavam em moitas da rua. A agência DPA ouviu fontes segundo as quais não há indícios de relação com terrorismo no caso.

O jogo, que ocorreria pouco depois do horário das explosões, nesta terça-feira, foi adiado para esta quarta. Uma grande operação policial está sendo preparada para que o jogo aconteça.

No Twitter, o clube alemão criou a hashtag #bedforawayfans (cama para torcedores de fora) para quem quiser oferecer sua casa para receber torcedores do Monaco que não tenham onde ficar até esta quarta, já que os hotéis na região estão bastante cheios.

O ônibus do Borussia Dortmund danificado após explosão na terça-feira (11), quando o time estava a caminho do estádio para jogo contra o Moncao (Foto: Carsten Linhoff/dpa/AFP)