Lula participa de Inauguração Popular da Transposição do São Francisco na Paraíba

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff estiveram neste domingo (19) na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano para, segundo a assessoria de comunicação do Instituto Lula, participar da “Inauguração Popular da Transposição do São Francisco”. Os ex-presidentes chegaram à Paraíba na manhã deste domingo, após pousarem no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande.

A integração do São Francisco tem como objetivo levar água a cerca de 12 milhões de pessoas que vivem no sertão de quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto se estende por 477 km e é dividido nos eixos leste, com 217 km, e norte, com 260 km.

Os debates para realizar a transposição começaram no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As obras tiveram início em 2007. A previsão inicial era que todo o projeto fosse concluído em 2012, ao custo de R$ 4,5 bilhões. Em 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff chegou a afirmar que as obras da transposição seriam concluídas naquele ano, porém somente em março deste ano o primeiro eixo está sendo inaugurado.

A inauguração oficial do eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi feita pelo presidente da República Michel Temer no dia 10 de março.