[FIM DO PRAZO] Escolha por Santana do Seridó se deu “aos 45 minutos do segundo tempo”

Um dado merece ser levado em consideração. Por questões técnicas, Santana do Seridó não seria a cidade ideal para receber os novos presídios anunciados pelo Governo Robinson Faria.

A cidade foi reprovada em pelo menos dois, dos nove quesitos avaliados pela equipe técnica da Comissão, responsável pela elaboração do Plano Diretor do Sistema Prisional Estadual. A área, de acordo com a avaliação não oferece condições favoráveis de infraestrutura elétrica e hidráulica, e qualidade de unidades prisionais na região são desfavoráveis.

O que levou então o Governo do Estado a fechar questão pela escolha de Santana do Seridó? É o questionamento que vem sendo feito. A região dos sonhos da equipe técnica para receber os presídios era o Vale do Assu, mas especificamente a cidade de Assu, que foi a única a atender todos os pontos avaliados pelos técnicos.

Mais

Outro dado que precisa ser registrado. A definição pela escolha de Santana do Seridó, para receber os novos presídios anunciados pelo Governo Robinson Faria, se deu no último dia do prazo dado ao Governo, pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Se o Governo não tivesse apresentado a definição do local onde os presidio seriam construídos, o Estado perderia investimentos da ordem de quase 32 milhões de reais destinados para as obras.

*Do Blog de Marcos Dantas