Portela é a campeã do Carnaval 2017 do Rio após 33 anos de jejum

Portela apresenta o enredo 'quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar' (Foto: Rodrigo Gorosito / G1)

Por G1 Rio – A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. No segundo ano com o carnavalesco Paulo Barros, a escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. Agora com 22 títulos, a Portela é a escola que mais vezes foi campeã. A Mocidade ficou em segundo lugar.

O G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º), diretamente da Marquês de Sapucaí. Veja aqui.

Com o título, a festa tomou conta da escola de samba em Madureira, que ficou lotada ainda à tarde durante a apuração. A festa aumentou no bairro após o título da Série A do vizinho Império Serrano. As ruas ficaram completamente lotadas.

Membros da Portela festejam na quadra da escola com o troféu pela vitória do carnaval de 2017 (Foto: Alexandre Durão / G1)

Assim que foi proclamada a campeã, Luis Carlos Magalhães, presidente da agremiação, sacramentou o fim do jejum. “Acabou essa história”.

Baluarte da escola, Tia Surica prometeu feijoada em dobro para celebrar o título. “Eu tô chorando de alegria! E vou tomar todas!”, garantiu.

Teve festa também na casa do cantor e portelense Zeca Pagodinho, que abriu uma exceção à cerveja postou um vídeo abrindo champanhe em sua cobertura na Barra da Tijuca – na Sapucaí, com a camisa da escola, ele brindou com cerveja mesmo antes do desfile.

Por volta de 20h, chegou a haver tumulto na porta da quadra. Uma pessoa desmaiada foi colocada numa viatura policial e houve empurra-empurra.

Ficaram em último lugar a Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano por causa dos acidentes que ocorreram com carros das duas escolas no sambódromo.

Integrante da Portela representa uma sereia na Sapucaí (Foto: Alexandre Durão / G1)

Fim do jejum

“Acabou o jejum, não se fala mais nisso. Estamos aqui para cultivar as raízes do samba, formar novos compositores, crianças”, disse o presidente da Portela, Luís Carlos Magalhães, sobre o fim do período sem títulos para a escola.

“Nós merecemos muito, nós trabalhamos muito, nós somos a que merece mais […] O carnaval precisa da Portela, a cultura brasileira precisa da Portela”, afirmou. “A vítória não é só da Portela, é de todas as escolas que precisam defender a bandeira do samba.”

Coreografia da Portela contou com a participação de Leona Cavalli (Foto: Alexandre Durão / G1)

Com a vitória, Paulo Barros conquistou o seu 4º título pelo Grupo Especial. Antes, ele tinha sido tricampeão pela Unidos da Tijuca (2010, 2012 e 2014) e campeão da Série A pela Estácio de Sá (2006). No ano passado, em sua estreia em Madureira, a Portela ficou em 3º lugar.

A última vez que a Portela ganhou sozinha o carnaval foi em 1970, com o enredo “Lendas e Mistérios da Amazônia”. Em 1980, três escolas dividiram o campeonato: Portela, Beija-flor e Imperatriz. Em 1984, ela dividiu o título com a Mangueira.