“Ainda não dá para dizer que a seca acabou”, afirma meteorologista da EMPARN

Chuvas no interior - Crédito da foto: Wllana Dantas

Por Aldemir Neto – Portal Agora RN

As últimas chuvas no interior do Rio Grande do Norte ainda não são suficientes para dar fim ao quadro de seca permanente no estado. A informação é do meteorologista Gilmar Bistrot da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). De acordo com o especialista, ainda é cedo para comemorar o fim da seca, já que fevereiro não é o mês com maior volume de chuvas na região: “No interior, a maior incidência de chuvas vai de março até maio, e depois começa a estiagem.”

Segundo Bistrot, os próximos meses serão decisivos para determinar se este ciclo da seca no RN, que se prolonga há mais de cinco anos, está próxima de se encerrar. “Se em março e abril tivermos chuvas regulares, poderemos dizer que o período de seca estará interrompido”, declarou.

Uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (20) na sede da EMPARN em Parnamirim, que contará com meteorologistas de vários estados e de instituições do país, apresentará os novos dados mais precisos sobre as condições de chuva para a estação chuvosa de 2017 no RN.

Até lá, as recentes chuvas já dão um pouco de esperança aos habitantes do interior do estado, que presenciaram neste fim de semana, bons volumes pluviométricos, como na cidade de Umarizal, no Oeste Potiguar, que registrou 216 mm entre a última sexta-feira (10) e a segunda-feira (13).