Nível de água na captação em Jardim de Piranhas cai e Caern endurece rodízio em Caicó

Rosi Gurgel, diretora da Caern no Seridó, disse que Caicó poderá estar sem água durante o carnaval - (Foto: Sidney Silva)

O açude de Mãe D’Água está atualmente com 27 milhões, 739 mil e 968 metros cúbicos de água. A leitura é desta segunda-feira (23). Isso representa, 4,9% de sua capacidade total que é de 567 milhões, 999 mil e 136 metros cúbicos de água.

Atualmente, o reservatório, abastece 26 cidades no estado da Paraíba e 4 no Rio Grande do Norte, sendo Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas. Inclusive, isso acontece, porque a Caern através do Governo do Estado do RN, realizou obra orçada em cerca de 600 mil reais no açude. Mas, ao longo do leito do rio, de lá, até a cidade de Jardim de Piranhas, aonde acontece a captação da adutora Manoel Torres, muitos são os obstáculos existentes. Exemplo: a construção de barramentos e desvios para particulares. Com isso a água não chega em Jardim de Piranhas, ou pelo menos, chega com a vasão menor do que o previsto.

A baixa na quantidade de água que chega na cidade potiguar, fez com que a Caern elaborasse um novo rodízio para abastecer a população em Caicó. Os bairros das zonas, Norte e Leste, terão água durante uma semana, de segunda a sexta-feira. No sábado e no domingo, a adutora é desligada. Na semana seguinte, no mesmo período, são abastecidas as Zonas, Oeste e Sul, e assim sucessivamente.

A obra da adutora que levará água da serra de Sant’Ana que capta na Barragem Armando Ribeiro, está em andamento e com um cronograma considerável satisfatório, mas, muito provavelmente, não ficará pronta antes que Mãe D’Água seque.

Em Jardim de Piranhas, de acordo com informações repassadas ao Blog Sidney Silva, pela Caern, o nível no local de captação tem caído cerca de 4 centímetro por dia. Com o desligamento da adutora no final de semana, a água não aumentou na mesma proporção. O ganho foi de apenas 1 centímetro, situação que preocupa.

A diretora da Caern, Rosi Gurgel, disse também ao Blog Sidney Silva, que se continuar como está, no carnaval a cidade estará desabastecida completamente de água.