Secretário alerta para vacinação contra o HPV para jovens entre 12 e 13 anos

Luiz Roberto Fonseca, secretário de Saúde - Alberto Leandro / PortalNoAr

Por Alynne Scott – Uma mudança no protocolo do Ministério da Saúde liberou vacinas contra o HPV para meninos entre 12 e 13 anos – período anterior ao início da vida sexual, que normalmente começa aos 15 anos –, por entender que são responsáveis também pela contaminação da mulher com o Papiloma Vírus, principal causador do câncer de colo de útero.

Segundo o secretário de saúde, Luiz Roberto Fonseca, uma parte das vacinas já chegou a Natal. Os pais que quiserem vacinar seus filhos, poderão ir a qualquer posto de saúde no horário comercial (8h às 17h) e solicitar a dose. Serão cerca de 60 salas de vacina em Natal, que estarão disponíveis durante todo o ano para a atualização do calendário vacinal.

A campanha será intensificada e, de acordo com Luiz Roberto, espera-se que sejam vacinados 2,5 milhões de meninos dentro da faixa etária da vacina. “É uma vacina que não tem contraindicação, não causa nenhum tipo de mal-estar, nem de reação vacinal”, explicou o secretário em entrevista concedida ao Portal Agora RN.

“O câncer de colo de útero é o tipo que, juntamente com o câncer de mama, mais mata mulheres no país”, disse Luiz Roberto. Ele afirmou ainda que a vacina é importante pois “vai conferir uma proteção pela vida toda do homem e ele será o contribuidor direto para a menor incidência do câncer de colo de útero”.

*Com informações do Porta Agora RN