Condenado por improbidade administrativa, Luiz Fonseca deixa SMS em crise

Secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca - (José Aldenir / Agora Imagens)
Do Portal Agora RN – O Secretario Municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, vai deixar o comando da pasta em um período de crise financeira. Atualmente, existem dividas com pessoal, terceirizados, hospitais e alugueis. A sede da SMS, na Rua Fabrício Pedroza, está atrasada oito meses e deve também o reajuste de todo o ano de 2016. Segundo o vereador Fernando Lucena, “é uma bola de neve”.

O secretário chegou a aplicar o dinheiro que era para pagar as contas vencidas na construção de algumas unidades de saúde e outros equipamentos. A Comissão de Saúde discutiu a situação gestão de Luiz Roberto Fonseca em audiência publica realizada na Câmara Municipal de Natal. Os vereadores avaliaram o relatório do primeiro quadrimestre de 2017 e encontraram informações erradas. Os parlamentares pediram transparência da SMS. Para eles, as contas precisam ser mais bem esclarecidas. Emergências nos hospitais; dificuldades para realizar exames; dificuldade para marcação de consultas e total falta de condições de trabalho para os médicos.

Luiz Roberto Fonseca foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a pagar multa de R$ 10 mil em decorrência de condenação do órgão por superfaturamento em contrato de emergência do SAMU. O documento do TCU recomenda que o município de Natal adote providencias disciplinares cabíveis acerca das irregularidades e determina o levantamento de possível sobrepreço em contratos firmados com dispensa de licitação.