Rio Grande do Norte registra pelo menos 16 homicídios no fim de semana

Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Foto: Mariana Ceci/Arquivo
Tribuna do Norte – O Rio Grande do Norte registrou um final de semana violento, com 16 mortes registradas de sexta-feira (18) a domingo (20). De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a maior parte das mortes ocorreu na Grande Natal, nos municípios de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (20), o corpo de um homem morto a tiros foi encontrado por populares em Ceará-Mirim. De acordo com os policiais, moradores próximos teriam escutado tiros por volta das 4h30 da manhã e, ao ir para a rua averiguar o que havia acontecido, se depararam com o homem, morto no local. Ele foi identificado como Hudson Pereira Luciano Barros, de 25 anos.

De acordo com os policiais da DHPP, os homicídios neste fim de semana ocorreram “quase ininterruptamente”. O delegado de plantão, Sérgio Freitas, contou que a equipe da DHPP deixou a delegacia às 8h da manhã, retornando apenas às 20h30 “ficamos na rua o tempo todo, era um local de crime atrás do outro. Foram muitas mortes”, disse o delegado.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ceará-Mirim também foi palco de um homicídio, no sábado (19). O preso Renato Nascimento Rocha, de 21 anos, foi encontrado enforcado em uma cela que dividia com mais 13 pessoas no CDP. Ele havia chegado no centro apenas um dia antes de ser morto. De acordo com informações da polícia, o CDP de Ceará-Mirim possui atualmente 96 presos. No momento da morte, apenas 3 policiais estavam de plantão, responsáveis por toda a unidade.

Em Rio do Fogo, um triplo homicídio aconteceu na madrugada do sábado (19). Três jovens identificados como Afonso da Silva Fonseca, de 19 anos, Ronaldo Rodrigues da Lima, de 27 anos e Clesio Ricardo da Silva, de 18 anos, foram surpreendidos e assassinados quando voltavam de uma festa em Vila do Punaú, por volta das 3h da manhã. Também foram registradas duas mortes em Janduís, zona Oeste do Estado, Apodi e Umarizal.

São Gonçalo do Amarante

Em São Gonçalo, por volta das 3h da manhã do sábado (19), uma mulher identificada por Maria das Dores Duarte de Lima, de 62 anos, foi executada em sua residência na cidade. Além dela, um homem não identificado também foi encontrado morto em uma residência, com a cabeça dentro de um balde, mas a polícia aguarda os laudos para saber se o caso foi um homicídio ou uma morte natural.

Além desses, um homem identificado como Michel Souza do Nascimento, de 28 anos, foi executado em via pública na cidade. Ele estava andando na rua quando foi surpreendido por 2 homens em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos em sua direção.

Natal

O bairro de Nova Natal, na capital potiguar, também teve uma morte em via pública neste sábado (19). Uma mulher identificada como Maria da Conceição Fernandes Brito foi morta por volta das 10h da manhã. De acordo com relatos, a vítima era usuária de drogas e estava na calçada quando um homem em uma bicicleta efetuou vários disparos em sua direção.

Além disso, um homem foi morto e oito pessoas ficaram feridas em uma festa do conjunto Soledade 2, zona Norte de Natal, nesta sexta-feira (18), onde cinco homens teriam chegado atirando nas pessoas que estavam no local. O homem assassinado foi identificado como Francisco das Chagas Ferreira do Nascimento, de 53 anos.

ITEP

Moradores dos diversos locais onde ocorreram homicídios neste final de semana reclamaram da demora do carro conhecido como “rabecão” do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) para recolher os corpos que estavam em via pública. De acordo com informações apuradas pela TRIBUNA DO NORTE, o ITEP estava com apenas um rabecão disponível atendendo toda a demanda da Grande Natal. Com o elevado número de homicídios, toda vez que o carro ficava cheio de corpos precisava retornar à sede do ITEP, na Ribeira, para descarregar e poder ir aos outros locais de crime.