Por g1 PB — Aos 39 anos, Gracilene Gonçalves realizou o sonho de voltar a estudar após 21 anos sem frequentar uma sala de aula. Ela, que é mãe de dois filhos, deixou os estudos de lado para se dedicar à criação do primeiro, que mais de 20 anos depois inverteu os papéis da sua infância ao levar a mãe para o primeiro dia de aula na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
No vídeo publicado por Guillermy Douglas, de 21 anos, filho de Gracilene, é possível ver o momento em que ele se despede da mãe com um beijo na testa. Na legenda da sua publicação no Instagram, ele explica que o gesto é simbólico:
Guillermy, que trabalha como auxiliar de mecânico em uma oficina de automóveis, explica que o gesto que fez pela mãe, ainda que simples, provocou um sentimento de gratificação.
“[Foi] muito gratificante, porque ela parou de estudar por minha causa e eu mesmo quem levei ela de volta pra estudar”, disse Guillermy.
“Voltar aos estudos foi um sonho que sempre esteve comigo, o qual parecia distante, mas não impossível”, confidenciou Gracilene, que parou de estudar em 2004, quando se descobriu grávida de Guillermy.
Ela conta que o primeiro passo para conquistar sua tão sonhada aprovação em uma universidade federal foi dado ao lado do filho, em 2022, quando os dois entraram na mesma turma de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sem esperar muito, Gracilene queria apenas ter a experiência de passar por um vestibular, coisa que nunca tinha feito. No entanto, ela se surpreendeu ao ver o resultado.
Recém chegada à vida universitária do curso de Ciências Biológicas na UFPB, Gracilene diz estar aproveitando cada minuto e se mostra determinada a continuar se superando.
*Sob supervisão de Jhonathan Oliveira